A Fiat foi sábia. Poderia ter transformado o novo Viper numa Ferrari americana, mas preferiu manter intacta algumas tradições do esportivo ex-Dodge – agora quem responde por ele é a SRT. A nova geração foi revelada nesta quarta-feira no Salão de Nova York, evento que não costuma ser tão importante no mercado mas que este ano até tem suas exclusividades.
A principal delas é o motor. Nada de blocos modernos europeus e sim um V10 8.4 litros de 640 cv. Certamente, mais eficiente, mas ainda há anos-luz de um V8 da Ferrari. São apenas 76 cv por litro, a mesma de um motor 1.0 nacional. Mas não dáva para mexer nisso sob pena de receber protestos dos fãs do modelo.
O visual, embora com alguns elementos mais refinados, não perdeu alguns traços do passado, como o perfil da carroceria e a traseira, com seu aerofólio característico. A Chrysler ainda acrescentou uma grade bem ao estilo da marca. O capô também diz muito sobre o potencial do modelo. Talvez os LEDs nos faróis sejam o aspecto menos a ver com o Viper, mas alguma coisa precisaria evoluir. Acho que Caroll Shelby não deve reclamar muito.
Em compensação, o interior está mais bem acabado, embora muito parecido com outros modelos do grupo. O esportivo também ganhou controles eletrônicos de estabilidade e tração, itens que o Viper anterior não dava bola.
Dados técnicos mais precisos ainda são mistério assim como sua estratégia de mercado. Uma coisa é certa: o novo Viper será produzido em Detroit, como manda a tradição.
[nggallery id=140]
Ícone do grupo Norte Americano, tem seu novo desenho muito parecido com o de 2010.
Seu interior de longe lembra os Viper de 1992, onde a força bruta e nada mais era o que ele ofertava aos seus proprietários.
Sem controles eletronicos, exigiam muito de seus felizes proprietários. Mas com qualquer descuido, a "serpente" abocanhava os "pilotos"!!!
Veremos se terá evoluções também no aspecto tecnico, que façam ser mais rápido em pistas que a versão anterior, recordista em Nurburgring com a versão 8.4 SRT-10 AC.
Pois é até que enfim achei um comentário sensato sobre esse led nada a ver nos faróis, Viper pra mim é um carro que exala testosterona… Nada a ver esses leds frufru… a propósito sou só eu que vejo um toque leve de Ferrari na primeira foto???