Foram longos sete anos até que a Toyota lançasse no Brasil a 4ª geração do RAV4, seu utilitário esportivo de porte médio, mas a espera valeu a pena. O RAV4 2013 é bem mais atraente que o anterior, dispensou o “dispensável” estepe traseiro e o melhor, agora conta com motor 2.0 na versão de entrada que custa menos de R$ 100 mil, mais exatamente, R$ 96.900. Só faltou mesmo ser flex como seu rival CR-V.
Mas isso é um detalhe que talvez não pese tanto assim, afinal a Toyota acredita que venderá 800 unidades por mês, um volume parecido com do Hyundai ix35, Mitsubishi ASX e o Kia Sportage, os mais vendidos da categoria – o CR-V é uma incógnita já que as cotas de importação do México pesam contra ele.
O motor 2.0 litros ajuda no preço por pagar menos IPI, mas é mais fraco que o da concorrência. Já o 2.5 litros, que entrou no lugar do 2.4 litros antigo, tem 179 cv e um torque de quase 24 kgfm. Estranhamente, a Toyota decidiu oferecer dois tipos de transmissão no novo RAV4 2013. Com motor 2.5, o câmbio é automático de 6 marchas e com 2.0 litros, um inédito CVT, de 7 velocidades “modulares”, ou seja, virtuais já que nesse tipo de transmissão elas são infinitas.
Se avançou no exterior, o interior do Toyota RAV4 2013 ainda ficou aquém do que se vê no mercado. Linhas retas e mostradores sem identidade matam um pouco do charme do veículo, que é todo preto na versão vendida aqui. Pelo menos a Toyota agora oferece mimos que não costumar ter como comandos satélites no volante, Bluetooth, rádio com tela sensível ao toque, aquecedor dos bancos dianteiros e ar condicionado dual zone – há também chaves que abrem o carro por presença, sensor de estacionamento, câmera de ré e teto solar, esta na versão top.
Veja também: Como trabalhar para uma fábrica de automóveis?
Se o novo RAV4 não irá revolucionar o segmento ao menos agora poderá concorrer em pé de igualdade com seus rivais atuais, coisa que o antigo já mostrava dificuldades. Vamos torcer para que o próximo RAV4 não leve mais seis anos para surgir.
Galeria Toyota RAV4 2013
Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook.
massa …
Bom dia pessoal! Meu nome é juliano, moro em SC, e hoje fui visitar a Hai Toyota em Itajaí para conhecer a nova Rav4, pois estou pensando em trocar meu carro.
Eu não conhecia o carro, nem sabia as suas configurações. O Vendedor então explicou-me que há 3 versões: 2.0 4×2, 2.0 4×4 e a outra que eu nem quis saber. Vamos aos preços. Ah! antes de eu dizer os valores, por favor sentem para não desmaiar. A versão de entrada custa R$ 113.500,00 a 2.0 4×4 R$ 135.000,00 e a versão top não faço ideia.
Quanto aos valores, sim, estão estratosféricos, MAS NÃO FORAM OS VALORES QUE ME ASSUSTARAM, O QUE ME ASSUSTOU É QUE A VERSÃO DE ENTRADA (aquela 2.0 4×2) PASMEM: NÃO TEM SENSOR DE ESTACIONAMENTO, PASMEM NÃO TEM COMPUTADOR DE BORDO, O TECIDO DOS BANCOS É “CHINFRINHA” BEM POBRINHO MESMO. Aí eu não aguentei e olhei pro vendedor com espanto e ele na maior naturalidade achando que está tudo perfeito olhava-me como se eu fosse um ser de outro planeta. Haviam outras coisas que não tinha nesta versão, mas eu não lembro de tão desconcertado e irado que fiquei. Aí eu pergunto: gente um carro de R$113.000,00 sem piloto, sem computador de bordo e sem mais outras coisas não é uma ofensa???Não é desrespeito com o consumidor? SE as pessoas tem cento e poucos mil reais para darem num carro podem dar, é lógico que não condeno, mas AVALIEM OUTROS CARROS TAMBÉM DE OUTRAS MARCAS, porque eu vi carros por um valor bem próximo deste RAV4 com acabamento muito superior e com muito mais opcionais. Este RAV4 é bonito sim e um bom carro, mas por favor respeite as pessoas, respeito ao cliente é fundamental. R$ 113.000,00 por um carro que nem comp. de bordo vem até os populares estão vindo com opcionais que este Rav4 não traz. Isso não dá pra engolir. Toyota: marca muito boa, tanto que na minha família há vários, MAS ESTÁ FALTANDO MUITO COM O RESPEITO AOS CLIENTES. O BRASILEIRO ESTÁ CANSANDO DE SER DESRESPEITADO! De minha parte desejo que estes Rav4 fiquem empacados dentro das concessionárias, que peguem muito pó e que vire o ano com as concessionárias cheias deles. Obrigado pela atenção e peço que quem tiver a mesma opinião que eu ajude a divulgar aos amigos e familiares o desrespeito da Toyota com os brasileiros.