A Nissan apresentou nesta sexta-feira o novo Nissan Sentra, sedã compacto (médio no Brasil) que briga diretamente com seus conterrâneos Corolla e Civic. Esta é a 7ª geração do modelo, que nunca chegou a incomodar seus dois rivais.
Mas a Nissan pode virar esse jogo agora. Embora o visual diga pouco, o novo Sentra conseguiu crescer e ganhar musculatura enquanto Corolla e Civic andaram definhando. O sedã da Nissan está um pouco maior – porta-malas de 428 litros – e bem mais equipado. Agora há ar dual zone, câmera de ré, controle de tração, acabamento mais esmerado e um ar de “quero ser Altima”, o sedã logo acima dele. A frente, por outro lado, ganhou uma grade igual ao do Versa, mas luzes diurnas de leds. A traseira, essa sim, impressiona pelo porte avantajado.
Veja mais: Nissan Sylphy antecipa o novo Sentra
Por dentro, o visual está melhor que o atual, mas a Nissan encontrou um jeito de usar os mesmos acionadores dos retrovisores elétricos dos seus antepassados. Na versão americana, existe acabamento imitando madeira e um botão ECO, que lembra o do Civic.
Downsizing
Ponto polêmico diz respeito ao motor. A Nissan resolveu trocar o 2.0 litros de 140 cv (nos EUA) por um 1.8 de 130 cv (mais ou menos). Com isso perdeu 10 cv e 2 quilos de torque, no mínimo, mas ficou mais ecnômico a ponto de beirar o famoso 40 MPG, ou 40 milhas por galão, que é a referência americana de economia – dá uns 17 km por litro, o que lindo até aqui. O câmbio continua o mesmo, um CVT do tipo ame ou odeie.
A pergunta que está no ar é: “quando chega ao Brasil?”. Bem, nem nos EUA a Nissan diz ainda, mas dá para imaginar que o sedã vá começar a ser vendido por lá no início de 2013. Como a fábrica é a mesma, no México, dá para esperar o novo Sentra no Brasil em meados do ano que vem. A montadora japonesa só não o traz se for louca. Apesar das cotas de importação, o Sentra está fazendo um bom papel aqui. É o 6º sedã médio mais vendido em 2012, à frente até dos novíssimos Peugeot 408 e Hyundai Elantra.
Essa enorme grade cromada mata o carro…
Que coisa horroirrosa! Virou um Frankenstein com traseira de Novo Siena com frente de Azera… O Tiozão agora ficou bonito.
KKKKKKKKK ESTOU NO MEU 2º SEDAN MÉDIO JAPONÊS E MEU AVÔ NÃO ESTÁ MAIS VIVO PRA COMPRAR ESSA BANHEIRA ANTIQUADA!
A nissan nao copiou as outras montadoras, copiou o estilo dela mesma (Altima e Maxima). A nissan e uma das grandes empresas de um dos mais exigente mercado do mundo, o americano! Ao contrario do nosso que anunciam carro completo (sem air bag e abs). Gostaria que a nissan trouxesse todos os seus modelos para o brasil! Para o mercado brasileiro entender que e possivel comprar um carro bom com preco justo, ao contrario dos carros hunday, por exemplo.
E eu achei que o carro ficou muito bonito!