Pouco tempo após estrear lá fora, a terceira geração do Honda Fit foi lançada no Brasil. O novo modelo manteve o formato de um monovolume na carroceria, mas por outro lado, agora conta com linhas bem mais agressivas e atuais, que inclusive deverá conquistar o público masculino em maior parte. A dianteira ficou mais agressiva, agora com faróis horizontais fazendo junção com a grade, a nova identidade visual da montadora japonesa.
O para-choque dianteiro do Honda Fit 2015 também traz linhas mais modernas, agora com uma tomada de ar central mais ampla e novas falsas entradas de ar nas extremidades, que nas versões mais caras abrigam os faróis de neblina. Nas laterais é notório a nova linha de cintura mais alta, que por sua vez não comprometeu a visibilidade. Os retrovisores agora trazem repetidores de seta na versão EXL. As rodas são de 15 polegadas na LX e aro 16 na EX e EXL. A traseira agora conta com lanternas com refletores nas extremidades do vidro, que sugere maior volume ao modelo.
Já na parte de dentro o novo Honda Fit manteve o padrão de acabamento da geração anterior. Ou seja, plásticos rígidos estão presentes por todas as partes. O desenho do painel, por outro lado, foi totalmente alterado, seguindo o padrão dos últimos lançamentos da marca – o volante, por exemplo, lembra o usado no irmão maior Civic. O painel de instrumentos tem fundo preto e iluminação âmbar nas versões LX e EX e tons azuis e branco no modelo EXL.
O espaço interno do monovolume japonês está ainda maior, graças ao uso do tanque de combustível central de 45,7 litros (igual no modelo anterior, mas agora com reposicionamento das estruturas de assoalho, que mantém o tanque seguro), novas tecnologias de construção, uso de aços de alta tensão e aumento do entre-eixos em 30 mm (totalizando 2.530 mm). O comprimento também ficou maior, passando de 3.900 mm para 3.997 mm. A largura foi mantida em 1.695 mm.
Com todas essas mudanças, o espaço para os ocupantes dianteiros cresceu em 35 mm e o “entre os ombros” dos ocupantes traseiros aumentou e 20 mm. O banco do motorista agora permite uma posição até 10 mm mais baixa que a do Fit antigo. Os passageiros de trás contam com 80 mm a mais de espaço.
No Novo Honda Fit 2015, os assentos ultraversáteis que faziam parte do sistema ULT (Utility Long Tall) ganham uma nova forma de configuração, além das três já existentes na geração anterior. O modelo passa a contar com o sistema ULTRa-Seat, nas versões LX, EX e EXL, e contam com o novo modo Refresh, onde o encosto dianteiro alinha-se ao assento traseiro, em um encaixe que aumenta a capacidade de acondicionamento do veículo.
Passando para a parte mecânica, o Honda Fit abandonou o motor 1.4 litro e agora conta apenas com a opção mais potente, o 1.5 i-VETEC que traz o sobrenome “FlexOne” (já que o bloco não conta mais com o subtanque de partida a frio), equipado com o controle eletrônico variável de sincronização e abertura de válvulas. A tecnologia, criada pioneiramente pela Honda, varia o tempo e a profundidade de abertura das válvulas para maior eficiência em diferentes regimes de rotação. Assim, oferece desempenho com o máximo de economia de combustível.
O motor entrega 116 cv de potência a 6.000 rpm e 15,3 kgfm a 4.800 rpm quando o combustível escolhido for o etanol. Foi otimizado com o aumento da taxa de compressão, comando de válvulas redesenhado e atrito e peso reduzidos, o que aumenta o torque em baixas rotações e proporciona uma melhor dirigibilidade, aceleração e redução de consumo de combustível. A melhora de eficiência é perceptível quando analisado o consumo de combustível (Conpet) em relação à geração anterior: 17% nas versões automática e 8% nas com transmissão manual.
E por falar em câmbio, agora o Honda Fit conta com a transmissão automática do tipo CVT. A principal novidade é que o sistema apresenta conversor de torque e uma elasticidade de giro maior, o que melhora a tração em baixas velocidades, proporcionando uma resposta mais rápida, aceleração linear e economia de combustível. Com isso, a força do motor principalmente em subidas mais íngremes é ampliada e a concepção moderna de aceleração gradual e contínua torna a direção mais suave e ágil.
As versões com CVT também evoluíram em relação à redução de peso (16% em relação ao 5AT anterior) e à economia de combustível (elasticidade de rotação 12% maior que o 5AT anterior).
O modelo conta com o sistema de direção eletricamente assistida EPS (Electric Power Steering. As versões DX e LX oferecem o ajuste de altura da coluna da direção e nas versões EX e EXL, a coluna de direção também pode ser ajustada telescopicamente.
Na lista de equipamentos, o Honda Fit 2015 mais ganhou do que perdeu, tudo isso para manter o preço da geração anterior. O novo modelo não conta com ar-condicionado automático digital e freios traseiros a disco nem na versão mais cara, que será comercializada pelo preço de um sedã médio por aqui. Ao menos as versões mais básicas receberam novos itens de série.
O Honda Fit DX vem equipado com airbags frontais, freios ABS com EBD, ar-condicionado, direção elétrica, cinto de segurança de três pontos para todos os ocupantes, vidros e travas elétricas e chave com controle de travamento das portas. O EX agrega iluminação do porta-malas, sistema de som 2DIN com rádio AM/FM/USB/Bluetooth e quatro alto-falantes, vidro do motorista com função one-touch e anti-esmagamento, alarme e bancos traseiros reclináveis e bipartidos.
Já a EX conta com faróis de neblina, grade frontal em preto piano, chave canivete, sistema de som com CD/AM-FM/USB/P2/Bluetooth e tela LCD de cinco polegadas, volante multifuncional e câmera de ré. Por fim, a EXL traz airbags laterais para o motorista e passageiro, controle de cruzeiro, maçanetas das portas em prata, volante e bancos revestidos em couro, computador de bordo, painel com detalhes em alumínio e preto piano, ISOFIX e LATCH para fixação de cadeirinhas infantis, entre outros.
Confira abaixo os preços do Honda Fit 2015:
EXL CVT R$ 65.900
EX CVT R$ 62.900
LX CVT R$ 58.800
LX MT R$ 54.200
DX CVT R$ 54.500
DX MT R$ 49.900
O modelo será oferecido nas cores Azul Netuno, Cinza Barium, Cinza Iridium e Prata Global (metálicas), Preto Cristal (perolizada) e Vermelho Rally e Branco Taffeta (sólidas). As metálicas e perolizadas acrescem os preços em R$ 990. A linha conta com três anos de garantia, sem limite de quilometragem.
Eu gosto muito do FIT, principalmente do TWIST,
mas honestamente achei esse vinco nas portas muito exagerado.
Nada que desmereça ou que deixe o mesmo feio.
Eles se preocupam tanto com vincos mas se esquecem de tirar o ruído aerodinamico nas portas.
Valeu um abraço.
Nas concessionárias o preço é bem diferente. A versão LX CVT por exemplo, anunciada a 58.800, está sendo vendida a 61.200! Puro ágio!
E dar mais de 60 mil num carro sem computador de bordo, com a freios traseiros a tambor, sem contar com outras mil economias….sei não dona Honda!
PVUng As Css, estão perdendo a noção completamente…
os preços já estão altos e ele ainda colocam ágio em cima. Estão errados?
Bom, é novidade…
Agora o que mais irrita, é saber que tem gente que vai e compra.
Semana passada eles estavam chorando a queda das vendas, mas eles são incapazes de reduzir o preço. Não se pode colocar a culpa somente, exclusivamente nos impostos… elas, as montadoras, estão faturando muito alto aqui no Brasil porque sabem que a maioria dos brasileiros não tem consciência de consumidor. A paixão fala mais alto.
Não sei se esses preços são os praticados em são paulo, pq na Hayaza de Niterói, me pediram R$68990,00 pelo modelo EXL CVT que custa R$ 65.900,00, segundo este site. Não entendi… Alguém sabe porque? Obrigado.
Obrigado por compartilhar informações sobre o Honda Fit, no meu país não lançou este modelo, espero que em breve test drive este veículo
Interesante, el artículo escrito muy bien, la técnica de la escritura se veía muy hábil y tiene un buen sentido del humor, dejó a una persona piensa, y dejar que las personas con un estado de ánimo alegre, la sensación es muy buena. Me gusta el artículo, el corazón sea gracias a los autores de Honda.