O novo Ka será lançado “logo após a Copa”, disse um executivo da Ford ao Blogauto no lançamento do inédito motor 1.0 de 3 cilindros da marca nesta quarta-feira, em Camaçari, BA. O modelo chegará ao mercado entre o final de julho e o começo de agosto, juntamente com a versão sedã, de nome ainda guardado a sete chaves.
O novo motor 1.0 é uma variante do Ecoboost produzido no exterior: “mas sem o ‘boost'”, explicou a mesma fonte. Com 85 cv com etanol e 80 cv com gasolina, ele será o mais potente 1.0 do mercado, com duplo comando de válvulas, sem turbo, mas com consumo ainda desconhecido.
A versão hatch do Ka somente será vendida com ele, mas o sedã também terá outro motor mais potente. Pode ser o 1.5 Sigma usado no New Fiesta, mas há chance de termos outro motor, pelo que deixou no ar o executivo ouvido. De fato, o segmento de sedãs compactos não se dá bem com motores de um litro, daí a estratégia diferente.
Investimento de 400 milhões
A Ford inaugurou oficialmente a primeira fábrica de motores instalada no Nordeste brasileiro. A unidade fica dentro do complexo de Camaçari, inaugurado em 2001 e onde será feito o novo Ka. Hoje a planta produz o velho Fiesta Rocam e o novo EcoSport.
A empresa investiu 400 milhões na unidade que produzirá 210 mil motores por ano. Foram contratados 300 funcionários a mais e os galpões funcionam sob ar-condicionado, para aumentar o nível de qualidade da montagem do propulsor.