A Fiat já é mais visionária quando se trata do marketing de seus carros, agora imagine com um modelo inédito e voltado para o público jovem? Com o novo Uno, a marca já começa uma estratégia de interação forte com os internautas. A primeira ação visível é a página no Twitter @novofiatuno que redireciona o leitor para o site de perguntas e respostas que é intitulado “a maior entrevista coletiva do mundo“.
O usuário pode deixar uma pergunta sobre o carro nele e esperar pelas respostas de um time de especialistas a partir do dia 4 de maio, data do lançamento do modelo e considerado pela Fiat o “Dia Uno”.
Abrir espaço para os leitores participarem das coletivas de lançamentos de modelos é uma ação pioneira desse jornalista. Na época, editor do site Carro Online, fiz a transmissão ao vivo do lançamento do novo Focus 2.0 direto de Bariloche, em setembro de 2008.
O Blogauto estreou o formato via Twitter no ano passado, hoje replicado por vários sites. Interessante como a acobertura tem evoluído. Até pouco tempo atrás, vivíamos com os bloquinhos de anotação. Pouco tempo depois, havia uma corrida para a sala de imprensa, mesmo antes de acabar a coletiva, para ter a primazia de dar a notícia minutos antes dos outros sites. Agora são vários laptops e netbooks ligados no meio das apresentações. Bom para o leitor.