Ainda é cedo para afirmar com segurança, mas tudo indica que o mês de novembro deverá fechar como o pior em vendas de automóveis em 2008. Não é para menos: aperto no crédito, juros mais altos e o consumidor mais receoso. Até ontem, dia 10, a média diária de emplacamentos apontava uma queda forte, que em alguns modelos chegava a 50%.
É bom lembrar que muitas marcas emplacam mais carros no final do mês, mesmo assim há casos de quedas muito fortes. A Chevrolet é uma delas. O Corsa hatch havia emplacado somente 62 unidades/dia até esta segunda-feira quando em outubro essa média havia sido de mais de 150 carros/dia. O Corsa Sedan (que inclui o Classic), o Prisma e o Celta iam na mesma direção.
Até mesmo modelos novos, que costumam se sobressair no início, andam pouco atrativos. O sedã Linea, da Fiat, vende 17 exemplares por dia, em média, em novembro – no mês passado, ele conseguiu 30 carros por dia.
Com a queda na demanda e com excesso de carros no estoque (fala-se em 300 mil unidades nos pátios), talvez seja uma boa hora para pesquisar bem e encontrar boas oportunidades.
Agora vamos ver se não abaixam o preço dos carros mesmo.
Em 1998 o governo até reduziu os impostos.
Não comprem, pois em 2009 os preços serão muito mais reduzidos e pau neles!
A Honda já reduziu duas vezes o preço do Fit que nem saiu ainda e já reduziu o preço do Civic tb.
Vender bem pelo preço que cobram é insustentável. Não faz muito tempo – pra ser exato, foi em 95 – que comprei um gol zero por menos de 8 mil reais (na época, a 1:1). Em câmbio de hoje, isto daria uns 16, 17 mil. Hoje, o modelo mais barato custa 24 mil… algo está errado nesta contabilidade.
Precisamos que as vendas caiam, para que os preços entrem novamente na normalidade.
Vejam como é a crise. Até setembro, as fábricas aumentavam sorrateiramente o preço dos veículos. Ao primeiro sinal de crise, o que fazem? Férias (muito bem) e PDV e com ameaças de que se atingirem o que querem será demissão involuntária. Ou seja, na hora de ganhar, tudo, na hora do prejuízo, não se banca nem 15 dias de crise, pau no operariado (e vejam só, não sou petista nem sindicalista).
Sergio, é verdade. Veja que a diminuição no preço do Fit chega a ser ridícula, nem deveriam anunciar – em um carro que sai custando $10K a mais do que deveria – o contrário do que a Honda fez com o Civic. É esperar para ver os preços começarem a reduzir de verdade.
POIS BEM, durante o mês de setembro, alertei aos caros leitoes deste blg que não comprassem carros neste mês de novembro, para que as montadoras e, por tabela, o governo baixassem os valores cobrados pelo carro e pelos impostos, que no final se juntam para fazer com que o carro brasileiro seja muito caro. Neste momento de crise, de reorganizaçao de mercado, é a hora mais propícia para equilibrarmos a balança que tanto nos foi desfavorável. Apertermos as montadoras, digamos não aos carros caros brasileiros.
A ironia disso tudo é que quero comprar a Captiva e a GM não tem para me entregar, além que cobrar ágio.
Conclusão, a minha troca de carro, que estava prevista para esse final de ano, vai ficar para 2009.
Tomara que a Captiva esteja encalhada nas concessionárias.