Apesar de não ser importado mais ao Brasil, o Sonata é um modelo de bastante importância na gama da Hyundai em diversos outros mercado do mundo. E, para dar continuidade a esse sucesso, a montadora apresentou em Seul, na Coréia do Sul, a nova geração do sedã médio/grande. O novo Hyundai Sonata foi completamente renovado e agora traz estilo Escultura Fluida 2.0, uma evolução do visual dos automóveis atuais da fabricante sul-coreana.
Como dá para notar nas imagens, o Hyundai Sonata 2015 preza pelas linhas mais limpas, com menos vincos e detalhes extravagantes em relação ao modelo anterior. E, por conta disso, o visual do três-volumes ficou mais discreto, mas ao mesmo tempo mais elegante. A grade dianteira hexagonal continua presente e agora mais pronunciada. O desenho da traseira do novo Sonata lembra o primo Kia Optima, especialmente pelo formato das lanternas.
Além disso, o novo Hyundai está 3,5 centímetros mais longo e 3 cm mais largo, com 4,85 metros de comprimento, 1,86 m de largura, 1,47 m de altura e 2,80 m de entre-eixos. O porta-malas do modelo tem capacidade para levar até 510 litros de bagagens – aumento de 47 l. Além disso, graças a alterações e reforços estruturais, o novo Sonata apresenta uma rigidez torcional 41% maior e rigidez flexional 35% maior. O aço usado no modelo é 10% mais leve que o comum.
“O Sonata vem desempenhando um papel fundamental no rápido crescimento da Hyundai no mercado global, além de liderar o desenvolvimento da indústria automóvel sul-coreana. Estamos confiantes de que o novo Sonata vai mudar o panorama do mercado global dos sedans de médio porte”, disse Choong Ho Kim, presidente e CEO da Hyundai Motor. “A Hyundai está avançando seu crescimento qualitativo, proporcionando experiências e valores inovadores aos nossos clientes, e o novo Sonata vai estar no centro desses esforços.”
O novo Sonata conta com tecnologias premium da Hyundai introduzidas pela primeira vez no novo Genesis, com direito a sistemas multimídias avançados e equipamentos de entretenimento de última geração. Na segurança, o modelo traz detectores de pontos cegos e também um novo sistema de controle de cruzeiro, que calcula de forma automática a distância dos carros na dianteira e na traseira do Hyundai, mantando uma distância segura para evitar colisões.
Na gama de motores, haverá os blocos 2.0 CVVL de 168 cavalos de potência, 2.4 GDi de 193 cv e o 2.0 LPi de 151 cv, sempre associados a uma transmissão manual ou automática de seis velocidades. A tração é dianteira em todos os casos.
A Hyundai espera comercializar 228 mil unidades do novo sedã neste ano, sendo que 165 mil exemplares serão exportados para países fora da Coréia do Sul. Ainda não se sabe se o novo Sonata será vendido por aqui, já que o modelo deixou de ser trazido justamente por um posicionamento inadequado entre o Elantra e o Azera. O sedã será mostrado ao público no Salão de Nova Iorque, em abril.
Quem sabe, na nova geração, a Hyundai encontre motivos para voltar a vendê-lo no Brasil. Isso se o Azera “deixar”.
Prefiro o mais agressivo estilo do atual !!