A Nissan anunciou nesta semana que já finalizou o primeiro período de testes com um veículo movido por Célula de Combustível de Óxido Sólido (SOFC) no Brasil – o primeiro país a receber a novidade. O veículo é baseado na van e-NV200 funciona através de energia elétrica de bioetanol, além de motor e baterias elétricos. De acordo com a fabricante japonesa, o modelo é capaz de entregar autonomia superior a 600 km.
O primeiro período de testes foi realizado com dois veículos equipados com SOFC. Conforme o divulgado da Nissan, os modelos demonstraram que “a tecnologia de adapta perfeitamente ao uso cotidiano e ao combustível brasileiro; ainda mais pelo fato de o país ter infraestrutura já existente para abastecimento com etanol em todo o seu território”.
Os protótipos contam com um gerador de potência movido por meio de uma SOFC, que se utiliza da reação de diversos combustíveis com oxigênio; incluindo etanol e gás natural, para produzir eletricidade altamente eficiente. Ele é abastecido 100% com etanol para carregar uma bateria de 24 kWh.
Pelo menos por enquanto, o único entrave fica por conta do conjunto, que ocupa boa parte do furgão e pesa cerca de 250 quilos. Segundo executivos da marca, será preciso desenvolver um aparato menor e mais leve. A expectativa é que a tecnologia “amadureça” somente depois de 2020 e, após isso, a Nissan poderá estudar a produção comercial do sistema.
Além do Brasil, a tecnologia SOFC também acaba sendo interessante para a Ásia e os Estados Unidos, regiões que usam etanol. O veículo equipado com a tecnologia, graças à autonomia de 600 km e ao tanque de 30 litros; é capaz de oferecer custo por quilometro rodado de R$ 0,10. Para se ter uma ideia, um carro a gasolina tem custo de R$ 0,30/km; enquanto um modelo elétrico plug-in tem valor estimado de R$ 0,09/km.