Aquela história de que somente os carros populares podem oferecer consumo de combustível bastante baixo é coisa do passado. O New Fiesta, por exemplo, ganhou a versão ECOnetic na Europa, onde a Ford iniciou nesta semana a sua produção. Segundo o divulgado da montadora, o carro roda 30 quilômetros com apenas um litro de combustível – no caso, o diesel. Além do consumo de combustível, a Ford focou nos níveis de emissão de CO2 na atmosfera, emitindo apenas 87 gramas por km rodado.
Debaixo do capô, o Ford Fiesta ECOnetic traz um propulsor 1.6 litro Duratorq TDCi, capaz de render 95 cavalos de potência máxima e torque máximo de 20,9 kgfm. Além de uma reparação no motor para consumir e poluir menos, o modelo ganhou novas tecnologias, como o sistema start/stop, carga regenerativa da bateria com utilização dos freios e painel Eco Mode. O modelo ganhou ainda um novo conjunto de suspensão, direção elétrica e pneus de baixa resistência ao rolamento.
De acordo com a Ford, o ECOnetic será o carro não-híbrido mais econômico já lançado no mercado europeu pela montadora norte-americana.
Enquanto isso por aqui, motores vulgo econômicos, populares, com módicas cilindradas e que deveriam ter esse apelo de baixo consumo conseguem a proeza de fazerem em circuito rodoviário a marca de 8, 8 1/2 km/l com gasolina.
Enquanto isso, vemos rumores de retorno dos Monzatec, do prolongamento da vida da famigerada Kombi!!!
Na europa, vemos 1.4 com 170, 180cv 1.0 com mais de 120cv e módicos 20, 22km/l!!!
Eita injeja, viu!!!
E preciso que uma bomba atomica seja lançada no que diz respeito a carro no brasil e pra mim o pavio está nas mãos dos chineses que graças a Deus logo logo será aceso !!
Por um acaso o Fiesta é algum carro de luxo para não se enquadrar no padrão de "popular" no velho continente!?
Sendo um doas carros mais baratos da FORD do velho continente a proposta é adequada.
Enquanto isso, no bananal, o supra-sumo da tecnologia automotiva é o motor flex sem tanquinho. Planos para carros a diesel, motores menores e turboalimentados, injeção direta, híbridos ou elétricos? Nada disso é comparável ao sensacional flex sem tanquinho.
Avocat, o Fiesta flerta com os terceiro e quarto posto de carro mais vendido na Europa. Os quatro mais populares do continente são o Golf VI, o Fiesta, o Polo e o Focus.Tirando o Golf, as ordens dos demais ficam invertidas e misturadas, mês a mês.
Carros como o Polo e o Fiesta são os mais populares das duas marcas. Dependendo do país/estado, nem são vistos.