Esqueça que motores 1.0 litro servem apenas para modelos populares. A Ford se orgulha com o afamado propulsor 1.0 Ecoboost, de três cilindros, equipado com turbocompressor, capaz de entregar 100 ou 125 cv de potência. O bloco estreou na terceira geração do Focus e foi premiado nesta última quarta-feira (13) pela International Engine of the Year Awards como o melhor motor do ano. Além disso, o novo Focus 1.0 levou pra casa os prêmios “Motor novo” e “Motor abaixo de 1.0”.
Esta é a primeira vez nos 13 anos da premiação que a Ford vence o International Engine of the Year. O propulsor é o mais econômico da categoria, com consumo médio de 20,8 quilômetros por litro e emissões de CO2 de 109 gramas por quilômetro. Quando com 125 cv, o Ford Focus 1.0 Ecoobost realiza médias de 20 km/l e 114 g/km de CO2. Em breve, o bloco estará disponível nos modelos B-MAX e C-MAX, e também estará disponível na África, Ásia-Pacífico e Estados Unidos.
Veja a seguir os vencedores de cada categoria:
Motor Internacional 2012 – Ford EcoBoost de três cilindros e 999 cc (125 cv de potência);
Novo Motor 2012 – Ford EcoBoost de três cilindros e 999 cc (125 cv de potência);
Motor Verde 2012 – GM 1.4 (aplicado para estender a autonomia do Chevrolet Volt, com 150 cv);
Motor de Alto Desempenho 2012 – Ferrari 4.5 V8 (458 Italia e 458 Spider, com 570 cv);
Motor acima de 4 litros – Ferrari 4.5 V8 (458 Italia e 458 Spider, com 570 cv);
Melhor Motor de 3 a 4 litros – BMW 4.0 V8 (M3 Cupê e M3 Conversível, com 420 cv);
Melhor Motor de 2,5 a 3 litros – BMW 3.0 biturbo de seis cilindros (Série 1 M Cupê, 335is e Z4 35is, com 340 cv);
Melhor Motor de 2 a 2,5 litros – Audi 2.5 turbo de cinco cilindros (Audi TT RS e RS3 Sportback, com 340 cv);
Melhor Motor de 1,8 a 2 litros – BMW 2.0 Twin-Turbo de quatro cilindros (com potências entre 218 cv e 245 cv);
Melhor Motor de 1,4 a 1,8 litro – BMW-PSA 1.6 turbo (com potências entre 184 cv e 211 cv);
Melhor Motor de 1 a 1,4 litro – Volkswagen 1.4 TSI (com potências entre 140 cv e 185 cv);
Melhor Motor Abaixo de 1 litro – Ford EcoBoost de três cilindros e 999 cc (125 cv de potência).
No inicio do texto, fala-se em motor Ecoboost 1.0 de quatro cilindros, acredito ser de três cilindros.
Espera: onde é isso? Por que esse tipo de motor não chega no Brasil? Ou é aqui?
1.0, turbo, 125cv com consumo de 20km/l?
Só eu acho esses números coisa de sonho?
Três cilindros…
O motor ECOBOOST realmente é um três cilindros que produz 125 cv,o que o destaca ainda mais como garnde feito tecnológico da engenharia da Ford