As cotas de importação de veículos mexicanos impostas pelo governo brasileiro já foram esgotadas por duas marcas, segundo apurou o jornal Valor Econômico. Embora não revele quais são, a maior aposta é que uma delas se trata da Nissan, a maior importadora de carros do país latino-americano.
Outras montadoras que têm trazido muitos carros do México são a Ford (New Fiesta e Fusion), Fiat (500 e Freemont), Volks (Jetta, Jetta Variant) e a Honda (CR-V). A GM traz o Captiva também, mas em volume pequeno. Segundo o Valor, algumas montadoras estão trazendo modelos pagando os 35% de imposto de importação para aproveitar a redução de outro imposto, o IPI.
A ideia, ainda de acordo com o jornal, é trazer os carros e tentar aumentar a cota diretamente com o governo federal. Até agosto, já haviam sido importados US$ 2 bilhões em veículos do México, US$ 550 milhões acima da cota de isenção.
Eles (e nós) podem pagar os 35% de imposto de importação afinal a margem de lucro comporta com folga essa taxação.
Isto demonstra o quanto eles lucram conosco. Além de lucra muito com o Brasil, lucram muito pelo México.