A Mitsubishi Cup deu largada recentemente em sua 18ª temporada. No Autódromo Velo Città, as duplas encararam uma disputa de rallycross; uma modalidade inédita que mescla asfalto e terra em pegas com carros lado a lado. Houve ainda duas provas de rali cross-country de velocidade, em um trajeto de 32 km em meio à cana-de-açúcar.
“O dia todo foi diferente. As voltas estão mais cross-country, priorizando bastante a navegação. E a cereja do bolo foi o rallycross, um misto de autódromo com grama e terra. Foi fantástico, adorei! Só engrandece ainda mais a Mit Cup”, ressalta o navegador Edgar Fabre, que corre a Mitsubishi Cup desde o início. Ele compete ao lado do piloto Deninho Casarini a bordo de uma L200 Triton Sport RS.
A temporada 2017 da competição marca ainda a estreia de Carlos Eduardo Sachs como diretor de prova. Ele já soma 17 anos na organização do Rally dos Sertões, maior competição off-road do Brasil, e também do tradicional Rally dos Amigos; além de participações como navegador no Rally Dakar, no Campeonato Brasileiro e na própria Mitsubishi Cup. “É uma satisfação ser diretor técnico do melhor campeonato do Brasil”, fala Du Sachs. “As duplas podem esperar muita navegação nessa temporada, provas prazerosas sempre e, claro, prezando pela segurança das duplas. É cross-country e o navegador terá um papel sempre muito importante”.
Na categoria L200 Triton ER Master do Mitsubishi Cup, a dupla Thiago Rizzo e Leonardo Magalhães conseguiu vencer. “A prova mudou bastante, tivemos que confiar na navegação e acelerar mais. Teve muito buraco e lombas… O nível técnico subiu muito esse ano. E o rallycross foi show de bola, uma adrenalina fora do normal, bem divertido”, fala Rizzo. “Fizemos um trabalho legal. São desafios novos e que exigem muito mais do conjunto”, completa Leonardo.
Já na categoria L200 Triton ER, Alessandro Cesar Tozoni e Gilze Araújo venceram. “Na primeira especial voltamos às origens do rali: uma pista trabalhosa, piso não tão limpo, mais cross-country mesmo. E ainda brincamos um pouco no rallycross: a adrenalina vai a mil”, fala Alessandro. “A gente se divertiu muito, mesmo errando na primeira prova. Mudamos a estratégia e fizemos o que sabemos fazer”, explica Gilze.
Na L200 Triton Sport RS, que estreia nesta temporada, Rodrigo Meinberg e Luis Felipe Eckel levaram a melhor. “Tivemos que nos adaptar: a primeira volta foi para entender, porque o rali ficou mais cross-country”, explica o navegador. “Foi uma prova bem gostosa, exigiu muito de navegação e bastante da pilotagem, com tocada mais estratégica”, fala Rodrigo. “Tem um terço de contribuição de cada um: do piloto, do navegador, e da equipe.”
A categoria ASX RS teve como dupla vencedora a de Vitor José Muench e Jorge Adriano Peters. “O carro é totalmente diferente, forte e rápido, tem que aprender. E a gente se dedica ao trabalho: treina, vai pra pista, faz academia, cuida da alimentação. É um preparo todo”, conta Vitor. “Fiquei muito feliz, a dedicação traz resultado”. Em 2016, eles venceram na categoria TR4 ER.
Por fim, na Pajero TR4 ER, Marcos Chueda e Luiz Afonso Poli foram os vencedores das três provas do dia. “Teve a surpresa do rallycross, uma experiência totalmente diferente, que a maioria gostou. Estamos contentes porque trabalhamos há um tempo e hoje chegamos ao objetivo”, completa. “Precisamos nos adaptar ao novo estilo de navegação, aperfeiçoar o entrosamento, mas hoje acertamos. Foi show!”, comemora Poli.
Nesta 18ª temporada do Mitsubishi Cup, serão realizadas sete etapas. Além do cross-country de velocidade e do rallycross, disputado nessa primeira etapa; as duplas formadas por pilotos e navegadores enfrentarão também provas de endurance cross-country, com maior quilometragem e tempo; endurance em terródromo, “time attack” em kartódromo, com disputas de tempo, e ainda uma especial noturna.
Outra novidade é a já citada categoria L200 Triton RS e a ASX RS 2017. O primeiro modelo é o mais rápido preparado pela Mitsubishi Motors a participar da Mitsubishi Cup, e está apto para correr o Rally dos Sertões nas categorias Protótipo ou Pró-Brasil. Já o segundo, veículo homologado junto à CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) para a Mitsubishi Cup, para o Campeonato Brasileiro e para o Rally dos Sertões, na categoria Production; tem carroceria nova e 194 cavalos de potência.
Calendário 2017*
2ª etapa – 13 de maio – Jaguariúna (SP) – endurance cross-country
3ª etapa – 10 de junho – A definir
4ª etapa – 29 de julho – Cordeirópolis (SP) – terródromo e endurance
5ª etapa – 30 de setembro – Magda / Votuporanga (SP) – prova noturna e cross-country
6ª etapa – 21 de outubro – Indaiatuba (SP)
7ª etapa – 25 de novembro – Velo Città / Mogi Guaçu (SP) – cross-country e rallycross
* Datas e locais sujeitos a alterações.