Último modelo da linha que ainda seguia com a concepção antiga, o MINI Countryman acaba de estrear sua segunda geração na linha 2017. O novo crossover da montadora britânica será uma das atrações do Salão do Automóvel de Los Angeles, que acontece em novembro, e traz visual mais moderno, interior redesenhado, novas tecnologias, dimensões maiores e motorização mais eficiente.
Na parte estética, o carro aparenta ser uma mistura da sua geração antiga com o novo hatch Cooper. A dianteira é marcada pelos faróis retangulares com formato abaulado, além da grade hexagonal e para-choque com detalhes em cromado e preto piano. As laterais apresentam linha de cintura elevada e ampla área envidraçada, ao passo que a traseira conta com lanternas verticais e para-choque em preto brilhante.
O interior, por sua vez, abusa dos elementos circulares, sendo que o destaque fica por conta da central multimídia com tela de 8,8 polegadas e aro circular adaptativo no centro do painel. A lista de equipamentos inclui ainda assistente de estacionamento (park assist), head-up display, controle de cruzeiro adaptativo, alerta de colisão com frenagem automática, detector de pedestre, farol alto automático, sistema de som Harman Kardon, câmera de ré, teto solar panorâmico, entre outros.
Assim como os demais modelos da gama, o Countryman 2017 agora é construído a partir da plataforma UKL. Isso rendeu um aumento de 20 cm no comprimento (4,29 m), 3 cm na largura (1,81 m) e 7,5 cm de entre-eixos (2,67 m), enquanto o porta-malas está 100 litros maior, chegando a 450 l ou 1.309 l com os bancos traseiros rebatidos, sendo que a tampa do compartimento agora oferece acionamento elétrico, além de duas cadeiras de praia embutidas no porta-malas.
Na motorização, haverá um 1.5 TwinPower Turbo de três cilindros a gasolina, que entrega até 136 cv e 22,4 kgfm, além de um 2.0 TwinPower Turbo de quatro cilindros a gasolina, com 192 cv e 28,5 kgfm, na versão S. Na Europa, haverá também um 2.0 turbodiesel de 150 cv e 33,6 kgfm ou 190 cv e 40,6 kgfm, com câmbio manual de seis marchas ou automático Steptronic de oito velocidades, além da opção de tração integral ALL4.
A linha contará ainda com uma versão híbrida plug-in, batizada de “S E”, dotada do bloco 1.5 TwinPower Turbo de 136 cv e 22,4 kgfm, associado a outro elétrico de 88 cv, entregando potência combinada de 224 cv e torque de 39,1 kgfm. Neste caso, há um câmbio Steptronic de seis marchas. Segundo dados da marca, o modelo tem consumo de 47,6 km/l e emissões de CO2 de 49 g/km.
O novo MINI Countryman 2017 será vendido na Europa a partir de fevereiro do ano que vem. Por aqui, o carro deverá estrear no segundo semestre.