A Mercedes-Benz confirmou nesta semana o lançamento da versão reestilizada do Mercedes-Benz GLK em terras brasileiras. A montadora alemã irá exibir em seu estande no Salão do Automóvel de São Paulo, que abre suas portas no próximo dia 24, o novo modelo, ao lado da nova geração do monovolume Classe B. As vendas do Mercedes-Benz GLK 2013 ainda não tem data definida para se iniciarem, mas cogita-se que a novidade esteja disponível nas concessionárias entre o final deste ano, após o evento, e o início do ano que vem.
Veja também: Mercedes-Benz Vito tem produção anunciada na Argentina
Além do visual renovado, o novo Mercedes-Benz GLK virá equipado com um novo motor. Trata-se do novo 3.5 litros de seis cilindros, com tecnologia de uma nova geração de motores em V. Com 252 cavalos de potência a 6.500 rpm, e 34,6 kgfm de torque a 4.500 rpm, o motor V6 explora a tecnologia BlueDIRECT, oferecendo uma boa dose de desempenho, mas sem esquecer da economia de consumo de combustível. Além da função ECO start/stop de série, a configuração do modelo inclui a transmissão automática 7G-TRONIC PLUS com sete velocidades. Eixos com baixo atrito, direção com assistência elétrica e pneus com baixa resistência ao rolamento também têm parte na redução do consumo.
Entre os equipamentos, o Mercedes-Benz GLK traz sistema Comand Online com navegação por GPS e sistema LINGUATRONIC de reconhecimento de voz (em inglês). No quesito segurança, além dos airbags dianteiros, laterais de proteção pélvica para o motorista e passageiro da frente, também há airbags para as janelas do motorista e passageiros da frente e de trás e airbag de joelhos para o motorista. Os pedais e os apoios de cabeça NECK-PRO para o motorista e passageiro da frente reagem em caso de colisão.
Veja tudo sobre o Salão do Automóvel de São Paulo
Além disso, a direção elétrica com STEER CONTROL (controle de esterço), que ajuda o motorista em condições de direção instáveis transmitindo um impulso que pode ser sentido no volante, sugerindo que o condutor contraesterce na direção correta, Brake Assist (BAS), que aumenta a força de frenagem quando é detectada uma frenagem de emergência, e o ADAPTIVE BRAKE (freio adaptativo), reunindo as funções Hill-Start Assist, HOLD e secagem dos discos de freios na chuva dão retaguarda ao motorista.
O padrão de segurança ativa é garantido pela suspensão AGILITY CONTROL, com sistema de amortecimento seletivo, pelo ESP (Electronic Stability Program – programa de estabilidade eletrônico), que inclui estabilização de reboque, alarme de perda de pressão dos pneus, além da tração integral permanente 4MATIC e do sistema de tração eletrônico 4ETS.
O equipamento de série na versão oferecida no Brasil inclui também o ATTENTION ASSIST, sistema que detecta possível sonolência do motorista. Outro item importante são os faróis bi-xênonio, associados ao Intelligent Light System (sistema de iluminação inteligente). Ajustes específicos nos faróis proporcionam melhor orientação, iluminando de forma mais aberta o campo de visão do motorista.
Os preços não foram divulgados.
Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook.