Com apresentação mundial marcada para o Salão do Automóvel de Frankfurt 2013, na Alemanha, o conceito Mercedes-Benz CLA 45 AMG Racing Series será o segundo modelo de carros corridas produzido pela AMG, o primeiro é o SLS AMG GT3 “asas de gaivota”. O novo modelo se destina ao campeonato de veículos com motores turbinados com dois litros.
A versão de série do Mercedes-Benz CLA 45 AMG é a base do modelo de corrida. O motor de quatro cilindros produzido em série mais potente do mundo, o AMG 2.0 turbo, gera 360 cv e tem torque máximo de mais de 45 kgfm. Como no modelo de série, na versão de competição toda esta força é levada às rodas pela transmissão esportiva AMG SPEEDSHIFT DCT de sete marchas. O modelo participará de vários campeonatos internacionais, como séries nacionais monomarcas ou a série alemã VLN (Veranstaltergemeinschaft Langstreckenmeisterschaft Nürburgring – Associação dos organizadores de campeonatos de longa distância de Nürburgring).
Elementos típicos de carros de competição, feitos inteiramente em fibra de carbono, incluem novos conjuntos dianteiro e traseiro, para-lamas salientes e saias laterais. As asas traseiras de fibra de carbono e as grandes aberturas para refrigeração do motor e dos freios completam o conjunto do Mercedes-Benz CLA 45 AMG Racing Series. A entrada de ar nas saias laterais à frente das rodas traseiras assegura o resfriamento efetivo dos freios posteriores. Aberturas de ventilação nos arcos das rodas nos para-lamas, que são alargados em seis centímetros de cada lado, aumentam a força vertical sobre os eixos dianteiro e traseiro.
A gaiola de proteção contra capotagens é feita de aço de alta resistência. Um altíssimo nível de segurança é garantido pelo banco tipo concha P 1300 GT de fibra de vidro feito pela Recaro, preparado para permitir o uso do sistema HANS (Head and Neck Support – apoio para cabeça e pescoço), e o sistema de extintores de incêndio. No cockpit, o painel de instrumentos AMG mantém o piloto informado sobre a velocidade, rotação do motor e temperaturas de operação do motor e transmissão. O volante de competição, com borboletas para troca de marchas permite o perfeito controle do carro. O console central abriga controles adicionais, como o interruptor central para os sistemas eletrônicos e interruptores para os sistemas de luzes de alerta e extintores de incêndio.
Veja também: Como trabalhar para uma fábrica de automóveis?
A suspensão de corrida do Mercedes-Benz CLA 45 AMG Racing Series tem maior bitola na frente e atrás e permite numerosos ajustes para adequação a cada pista em particular. A altura da suspensão, dureza das molas e amortecedores são ajustáveis, assim como a cambagem e convergência nos eixos dianteiro e traseiro. O sistema de frenagem de alta performance com discos ventilados em todas as rodas é equipado com sistema antibloqueante (ABS). As rodas de liga leve com raios em forma de cruz são equipadas com pneus de competição tamanho 265-660-18 desenvolvidos pela Dunlop. Para reduzir as massas não suspensas, as rodas forjadas de liga têm construção extremamente leve.
Galeria Mercedes-Benz CLA 45 AMG Racing Series
Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook e no Google+.