A Mercedes-Benz oferece em sua linha o caminhão mais forte e robusto disponível no mercado brasileiro. O novo extrapesado Mercedes-Benz Actros SLT 4160 8×8 consegue levar nada menos que 500 toneladas de cargas especiais que excedem em pesos e dimensões; sendo capaz de realizar o transporte superpesado que normalmente exige um comboio em operações especiais.
“Atualmente, há no País oito unidades desse caminhão trabalhando em movimentações de cargas complexas, sendo três na frota da Transdata, uma das maiores empresas do setor”, diz Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Um dos três Actros SLT da Transdata entrou em operação recentemente; o que evidencia a satisfação do cliente com este caminhão para transporte superpesado, que suporta até 500 toneladas de CMT (Capacidade Máxima de Tração), fato inédito em nosso mercado”.
Segundo Leoncini, o novo Mercedes-Benz Actros SLT realiza sozinho o transporte superpesado que geralmente exige um comboio de pelo menos três caminhões com CMT (Capacidade Máxima de Tração) de 150 toneladas cada um. Com isso, “o cliente consegue reduzir custos com o menor consumo de combustível, lubrificantes e pneus porque usa apenas um veículo em vez de três, o que aumenta a rentabilidade da operação”.
O Mercedes-Benz Actros SLT pode ser usado em grandes obras de infraestrutura e construção pesada; para movimentação de equipamentos, como rodas de turbinas para hidrelétricas, motores e geradores para termoelétrica, transformadores; estações elétricas secundárias, rotores, reatores, vasos, colunas e tanques para as indústrias químicas e petroquímicas, mineração, siderurgia, fertilizantes, entre outros.
O motor que equipa o novo extrapesado é um Mercedes-Benz OM 502 LA V8, de 16 litros; que desenvolve potência máxima de 598 cv a 1.800 rpm e torque de 285,52 a 1.080 rpm. Esta unidade é dotada do Turbo Embreagem VIAB da Voith, que oferece alta capacidade de tração e de manobra; sem gerar desgaste ou sobrecarga da embreagem.
Junto ao motor está o câmbio automatizado Mercedes PowerShift G 280 de 16 marchas, sem pedal de embreagem.
Há também eixos dianteiros AL-7 e AD-7 e os eixos traseiros HD-7 e HL-7, ambos com cubo redutor. A transmissão principal e a geração de torque são realizadas externamente ao eixo, nos cubos de roda. Logo, a parte central do eixo (carcaça) é menor, aumentando o vão livre; o que melhora a capacidade do veículo para transpor terrenos difíceis e irregulares.
O conjunto inclui ainda um sistema de arrefecimento de alto desempenho; composto por um radiador à frente do motor com um radiador adicional montado numa estrutura atrás da cabina (que mantém seu funcionamento sem interrupções; por mais que seja exigido). Há também um radiador de óleo montado junto ao radiador adicional do motor; oferecendo um circuito de óleo dotado de trocador de calor, que garante bom funcionamento mesmo em condições severas, como no caso do retardador a plena carga.
O Mercedes-Benz Actros SLT é dotado ainda de reforços estruturais ao longo de todo o seu quadro, em especial nas extremidades dianteira e traseira; onde estão localizados os acoplamentos de alta capacidade.