O Latin NCAP, órgão responsável por testar a segurança dos automóveis comercializados na América Latina e Caribe, divulgou nesta terça-feira, 13, os resultados da terceira fase dos testes de colisão, mais conhecido como “crash-test”. Ao total, oito modelos foram testados, sendo que, deste total, sete são vendidos no Brasil. O principal destaque, na parte dos veículos com melhor pontuação, foi o Etios que, conforme a Toyota havia divulgado durante sua apresentação à imprensa, obteve quatro estrelas para a proteção do motorista e passageiro e duas para a proteção para criança no banco de trás.
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Na outra ponta da tabela, o J3, da JAC Motors, decepcionou. O modelo, até então considerado seguro por oferecer duplo airbag e freios antibloqueantes ABS de série, obteve uma pontuação inferior até mesmo ao do Chevrolet Celta, testado no ano passado, com apenas uma estrela para os ocupantes da frente e duas para a criança.
Ainda no segmento de carros compactos (e na parte das decepções), o Renault Sandero também obteve pontuação mínima, com uma estrela para o motorista e passageiro e duas para crianças. De acordo com uma nota divulgada pelo Latin NCAP, o Sandero conseguiu apenas uma estrela “devido ao desempenho instável de sua carroceria, bem como à falta de airbags”.
Na categoria dos automóveis considerados “compactos Premium”, mais surpresas. O Volkswagen Polo Hatch, um veículo com projeto de dez anos atrás, conseguiu quatro estrelas na proteção para o motorista e passageiro e três para a proteção para criança. O Ford New Fiesta Hatch, no modelo intermediário, equipado com dois airbags, também teve quatro estrelas, para ambos os casos. O Honda City também conseguiu quatro estrelas na proteção para os ocupantes da frente e para a criança. Nesses dois últimos casos, o uso do sistema do ISOFIX, para a fixação de cadeirinhas infantis no banco traseiro, foi fundamental para a pontuação.
Outro modelo que também conseguiu quatro estrelas foi o Renault Fluence, porém, no quesito proteção infantil, foram apenas duas estrelas. O Volkswagen Clássico/Bora, não vendido no Brasil, conseguiu apenas três estrelas, devido a sua fraca integridade estrutural.
“Os airbags não compensam uma pobre resistência estrutural, o Latin NCAP considera firmemente que os consumidores não devem ser confundidos pelos fabricantes que se descansam apenas nos airbags para oferecer uma falsa impressão de segurança. A inclusão de um airbag, apenas, não garante a segurança do carro. Assim sendo, tanto o público, quanto os governos, deve ser capaz de verificar a integridade estrutural do carro. Isso se consegue mediante a aplicação dos padrões de testes de batida das Nações Unidas (regulamentações R94 e R95), proporcionando aos consumidores a possibilidade de comparar o desempenho em segurança dos diferentes modelos como o faz o Latin NCAP”, disse o comunicado do órgão.
Confira abaixo os vídeos das colisões dos oito modelos:
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Um tapa na cara do governo. Exige ABS e Airbag e não ta nem ai para a lataria do veículo. A Jac ainda teve o mínimo de RESPEITO ao oferecer um carro com os freios ideias com auxílio do EBD e as bolsas de ar, sem qualquer exigência do governo. Pior são as outras montadoras, que estão aqui a decadas e não tiveram a vergonha na cara de oferecer esses itens de segurança básicos!