No início de setembro, a Kia anunciou a construção de uma fábrica no México, mais precisamente na cidade de Monterrey, que de início será responsável pela produção do Kia Cerato. E, além do sedã, a unidade fabril vai fabricar ainda o Kia Rio, um modelo de porte compacto que é oferecido lá fora nas carrocerias hatch e sedã. Portanto, é de se esperar que em breve a empresa sul-coreana tenha um concorrente para os modelos Ford New Fiesta, Fiat Punto, Peugeot 208 e Citroën C3.
Ao que tudo indica, os primeiros exemplares sairão da linha de produção mexicana em 2016. A fábrica terá capacidade para produzir 300 mil exemplares por ano, que serão destinados para os mercados norte-americano e sul-americano. Portanto, tanto o Kia Cerato quanto o Kia Rio deverão chegar ao Brasil sem pagar impostos de importação, o que pode reduzir o preço final do primeiro modelo em relação aos valores cobrados atualmente.
A unidade industrial, fruto de um investimento de cerca de US$ 1 bilhão, algo em torno de R$ 2,25 bilhões, deve ser responsável ainda pela produção do utilitário-esportivo Kia Sportage, mas apenas em uma segunda etapa, provavelmente já em sua nova geração, já que a versão atual já soma quatro anos de trajetória.
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Hoje, as operações das fábricas da Kia na América se reúnem nos Estados Unidos, que produz o Optima e o Sorento, e também o Uruguai, que fabrica o utilitário Bongo.
Clínica no Brasil
O Rio, apesar do nome familiar, nunca chegou a ser cogitado para valer no Brasil. A Kia até promoveu clínicas com possíveis clientes há alguns anos, mas depois desistiu devido ao aumento dos impostos de importação.
Ricardo Meier
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