A Kia ainda estuda importar o Rio, hatchback e sedã compactos que foram lançados este ano lá fora. A marca coreana até anda consultando internautas em sua página do Facebook para saber da receptividade do modelo. Se vier – e nós apostamos que sim – o Rio pode matar o Cerato hatch.
Por que? Porque o Rio é um hatch bem maior do que o se imagina. Segundo Rodrigo Mora, repórter do iG que o conheceu no Salão de Genebra, o Rio é quase do tamanho de um médio além de ser muito atraente ao vivo. O modelo usa motores 1.2 e 1.4, este de 108 cv, e pode ser equipado até com rodas aro 17 – imaginem isso.
No interior, a Kia oferece até alguns mimos que nem os modelos atuais mais caros têm como regulagem de profundidade no volante e computador de bordo acionado na direção. O ar-condicionado é digital e o espaço interno é muito bom.
Teoricamente, o Rio hatch se situa entre o Picanto e o Cerato, mas esse espaço no Brasil é “estreito”. O novo Picanto deve beirar os R$ 40.000 e um Cerato hatch não poderia custar mais que R$ 50.000 na versão básica. Como o Rio é muito mais chamativo que o Cerato além de fazer quase o mesmo que ele acreditamos que a Kia opte por separar as coisas: o Rio vira hatch médio na faixa dos R$ 45.000 e o Cerato permanece sedã. Com isso, não existiria aquele problema que alguns modelos têm quando usam o mesmo nome para versões hatch e sedã – caso do Focus, por exemplo.
Como dissemos, é uma teoria nossa. A Kia, animada que está, pode achar que vale a pena ter um produto em cima do outro, mas como ela tem dificuldade em trazer lotes maiores dos carros a ideia não é absurda – o próprio Gandini, presidente da Kia, nos disse anteriormente que só não trouxe o Cerato hatch ainda porque os coreanos queriam manter a mesma cota de importação do Cerato sedã.
Se o Rio vinher eu compraria ele. Minha compra certa está no novo picanto (quando chegar o motor 1.2 ou equivalente q n seja menos que 80cv) mas se este vinher "LOGO" eu espero e compro o Rio se o preço for este sugerido pelo blogauto. ^^
agora senti raiva..isso me frusta!
acho sua teoria correta!
E tem uma razão de ser: o Cerato é um carro mais pensado para os EUA; onde Civis e Corollas já são considerados compactos.
O Picanto e Rio me parecem ter um perfil mais europeu (americano não compra a/c digital nem no Passat e BMW série 3, por exemplo).
No Brasil só não haveria sobreposição se o Cerato vier com o motor 2.0 pra combater o i30. O que é improvável, pois até hj o sedan não tem essa opção, o Koup só foi visto na novela das 9 e o Cerato Hatch está com a produção coreana comprometida com outros mercados.
@ leandro Pi
Tomara que venha o Rio, pq assim abriria o leque p/ vir o ceed da nova geração ao Brasil, já que a C/D desse mês conta que no fim de 2012 ele pode aportar em nosso país, uma vez que ele deverá ser muito mais bonito do que o cerato HB e seria um concorrente para o i30!
Que a Kia ousa o Fernando Meier e o Leandro Pi e que venha o Ceed's, Rio inclusive no Sedan que é mais bonito ainda do que o Cerato Sedan e competidor direto entre si no Brasil.
Assim, quem sabe a Hyundai responde com o i20.
Faremos "fígas".
Correção:
Que a Kia ouça.
Ceed só se não for feito na Europa…
Isso seria um absurdo….Quero ver os 2 no brasil….
Mais o Cerato Hatch é o modelo mais lindo do mercado…
Não acredito que um interfira no outro. São dois nichos de mercado dierentes. O que a Kia poderia fazer é situar o Rio num patamar mais alto, oferecendo apenas versões mais caras e automáticas. Isso filtraria bastante os consumidores de menor poder aquisitivo, que migrariam paa o Cerato Hatch, mais barato.
Incrivel, o mercado de automoveis do brasil é do só se fala, vai chegar, vai chegar, vai chegar, e ano passa ano vem, e nada de cerato hatch,kia rio, novo golf, novo focus, cruze, etc etc..
"vinher" é f. Meu Deus, que língua é esta ??
O Cerato Rio poderia ser posicionado como um modelo "top", disponível em uma ou duas versões mais caras. O Cerato Hatch ficaria num nível de mercado mais acessível, até porque sua versão sedã vende bem, e ele seria apenas uma opção de carroceria. Acho que o mercado comportaria bem os dois.
Não faz sentido! A KIA não tem nenhum carro com porta malas grandes a baixo custo! O Cerato não tem um porta mala grandes! Seria melhor lançar então o RIO SEDAM pois este sim teria 500 LITROS DE porta malas!
Se fossem lançar o SEDAM eu esperava.. pois tenho que trocar de carro… mas não sei se vem.. a KIA não fala nada!!
Vou ter que trocar mesmo!