Dois casos que foram parar na Justiça recentemente tiveram novos capítulos esta semana. A Renault resolveu chegar a um acordo com a proprietária descontente do Mégane que não funciona e que virou blog de protesto. Ótimo. Já a Ford continua a espernear à toa contra a propaganda da Nissan que chamava a montadora de “gananciosa” para baixo. Péssimo.
A Renault anunciou ontem, 23, que chegou a uma conciliação com a cliente Daniely de Andrade Argenton, de Santa Catarina. Insatisfeita com as falhas do carro desde 2007, Daniely criou o site Meu Carro Falha além de participar de várias redes sociais divulgando seu problema. Depois de ter sido ameaçada pela justiça de ter seu site multado diariamente, a cliente foi contatada pela Renault que, enfim, resolveu ressarci-la e, mais: doar um Clio 0 km para AACD.
Apesar de ainda teimar em dizer que procurou resolver o problema nesse meio tempo, a Renault se redimiu da melhor maneira. Certamente essa atitude pode reverter o prejuízo de imagem para a empresa, mas poderia nem ter chegado nesse ponto se alguém lá dentro da montadora realmente tivesse vontade de por um ponto final no caso antes.
Nissan criminosa
Em outra frente, bem menos digna, a Ford, não satisfeita em dar entrada numa ação civil contra a Nissan por causa do comercial de mau gosto do Nissan Tiida e do Focus, agora a montadora deu entrada numa ação criminal numa delegacia de São José dos Pinhais, onde fica a fábrica da Nissan.
O “crime” da Nissan seria praticar “concorrência desleal”, “usar a marca Ford indevidamente” além de outros pecados mortais. Puro teatro.
Como já disseram alguns leitores, a Ford Brasil dá lucro para a matriz e é uma empresa de capital fechado no país, ou seja, ninguém sabe afinal qual a margem de lucro de seus carros. Quem garante que ela não ganha muito com eles?
Agora, que a Nissan não é santa isso não há dúvida. Se produzisse o Tiida no Brasil ou na Argentina o hatch “teria preço de 2.0 por um 1.8”, como brinca a polêmica propaganda com o Focus.
O pior para a Ford é que ela mantém o assunto em alta o que só interessa para uma empresa, a Nissan.
Que mal exemplo da Ford! Não aguenta ver seu carro sendo comparado e apela? –'… Ricardo, e a linha 2012 da VW?
estou com uma peninha da Ford…
é só no Brasil mesmo que não se pode mencionar um concorrente numa propaganda.
A Ford não presiava disso, o Focus é um médio de verdade e é referencia na europa, o Tiida é um Clio III esticado que raramente é visto nas ruas europeias
Ricardo, discordo de voce:
Comercial bem-humorado, to de acôrdo. Agora chamar o concorrente de estelinatário, ladrão, e os compradores do Focus de idiotas, aí tem limite. Se a Ford não toma essa providencia, estaria aceitando e concordando com todos os predicados ofensivos, a ela e aos seus clientes atribuídos. Pergunta? Se o Nissan Tiida é tão bom, por que será vende tão pouco.
Charles, se chamar uma montadora de ladrona e considerar que alguns leitores aqui fizeram mau negócio comprando carro "x" ou "y" puderem ser considerados crimes então muita gente aqui vai ser presa, incluindo este editor. Concordo com você também que esse comercial foi exagerado, mas penso que quem tem que julgar o mau gosto da Nissan é o público. E você "cantou a bola": se o Tiida fosse essa maravilha toda que a Nissan acha venderia bem mais que o Focus. O que estamos ressaltando aqui com toda essa polêmica é que a Ford não deveria ter nem dado bola para esse comercial ou, então respondido com outro comercial, mas que fosse bem humorado. Defeito é o que não falta no Tiida. Certamente, quem está lidando com isso lá na Ford está não está refletindo as consequencias: até aqui o lucro é da Nissan que colocou na mídia um carro que nem fazia cócegas no Focus.
Abs,
Ricardo Meier
isso que dá: só tem bundão no MKT das montadoras; em vez de responder na oferta de produtos, eles ficam brigando por um não ter emprestado a bola de futebol pro outro…
O que pesa muito contra o Tiida é seu design, assim como em todos os Nissans e Infinitis.
O volume de vendas não necessariamente indica se um carro é bom ou ruim, dois exemplos notórios: o Focus de 1ª geração, carro muito bom frente a concorrência e que vendia pouco; e o Agile que é um carro medíocre e vende bem.
Que bom que uma empresa como a Renault não é feita apenas de uma pessoa. Eles repensaram e fizeram bonito. RECONQUISTARAM MEU APREÇO. COMPRAREI UM RENAULT!
Para mim a Renault já se queimou:
Não resolveu o problema do cliente quando devia.
Se preocupou em primeiro em censurar e depois com o cliente.
E ainda foi oportunista usando imagem de crianças com cancer.
@Daniel Daniel, oportunista ou não, o fato é que ela doou um carro. Isso é fato. Seja pra tirar vantagem ou ajudar crianças com câncer, ela deu e pronto. E garanto que foi uma ajuda bem vinda. Quantas outras têm chances de ser oportunista e quantas foram? Outra, quem disse que essa cliente estava 100% certa? Tem vídeos que ela não fala coisa com coisa, sem argumentos. Como é que você tem espaço pra falar o que quer sobre o seu problema, podendo convencer à TODOS que você está certa e não sabe falar nada DE FATO que prove a sua insatisfação? Outra, mesmo a justiça ameaçando a cliente com uma multa diária, por causa do site no ar (isso dá entender que a Renault estava certa na questão), a própria Renault, sem ser obrigada a nada, entrou em contato com a cliente para resolver o problema. Lembra do caso dos estilos que perdiam as rodas? Sabia que pessoas morreram? Até onde eu sei, ela não resolveu problema nenhum por conta própria e nem usou o momento para ser oportunista e ajudar ninguém. Só fez quando foi obrigada. E a última. Não vamos ser cínicos. Quando alguém tem um problema e faz a coisa errada, e tem a capacidade de reconhecer isso, você tenta resolver o seu problema com as pessoas diretamente ligadas a isso. Ou por Acaso VOCÊ, quando faz algo errado com alguém, saí por aí dizendo pra todo mundo o que fez? CLARO QUE Não. É LÒGICO que ela e, qualquer outra, está preocupada em calar o assunto pra tentar resolver o problema. Principalmente sendo um problema a parte (diferente de carros que dão problemas em série e precisam de um recall). Agora, se você não vai com a cara da Renault, aí é outra coisa. Sabe quantas pessoas teve problemas com o VW Gol turbo, como eu? Sabe quantas pessoas tiveram alguma coisa da VW? NENHUMA! Ela simplesmente tirou o carro de produção no ano seguinte e deixou todo mundo na mão. Foi quando ela passou a entrar nessa fase que se encontra hoje, e as vendas foram lá pro chão.