Sem atrações relevantes para o Salão de Genebra, que acontece no mês que vem, a Jeep apostará em novas versões e séries especiais. Prova disso são os utilitários Compass (utilitário-esportivo, no caso) e Wrangler, que receberam um traje diferenciado para serem exibidos no salão suíço e logo após irem às ruas europeias, aliviando a reação do público nativo em relação à marca.
O Jeep Compass na série especial traz como diferencial as rodas de alumínio de 18 polegadas, a grande frontal, os retrovisores e as soleiras pintadas em preto brilhante. Por dentro, também houve alterações, como os novos bancos revestidos em couro, dentre outro.
A motorização que equipa o Compass é composta por um bloco a diesel de 2.2 litros turbo, que entrega 165 cavalos de potência e 32,6 kgfm de torque máximo, e tração integral 4WD. Entre os itens de série exclusivos, há sistema de navegação com tela touch-screen de 6,5 polegadas, sistema UConnect multimídia com Bluetooth e sistema de som Premium Boston Acoustics com nove alto-falantes.
Já o robusto Wrangler na série batizada de Moutain traz como diferencial as rodas de liga-leve de 17 polegadas, degraus laterais e tampa do bocal do tanque em preto, além da grade com acabamento em cinza e adesivos no capô. Na cabine do Jeep, há tapetes anti-lama e bancos com logotipo estampado.
No quesito motorização, haverá dois propulsores a disposição do comprador. O primeiro, de menor cilindrada, é um 2.8 litros turbo, que rende 197 cv de potência e torque de 46 kgfm, enquanto o segundo é um 3.6 litros V6 a gasolina de 280 cv e 34,7 mkgf de torque.
@Leonardo, o motor diesel do Wrangler não é mais fraco, pelo contrário: é mais forte (maior torque), apesar da menor potência. Veja que o torque são estupendos 46 Kgfm, o que é maravilhoso para o Wrangler.
Por outro lado, essas séries especiais tiram a graça do Wrangler – o melhor do modelo é você poder transformá-lo ao seu gosto – prova disso são os seguidos prêmios no SEMA. Entre US$ 500~1000 há, por exemplo, faróis de leds excelentes, de categoria militar.
Olá, lamentamos pelo erro. O correto seria "de menor cilindrada". Mas já corrigimos. Obrigado por ter nos avisado.
Att, Leonardo.
Prezado Leonardo, o artigo está bem interessante, minha intenção era apenas completar a informação. É muito bom ouvir falar do Jeep por essas bandas, apesar dos preços salgados de alguns modelos.
Há alguns comentários meus aguardando moderação, acredito que sejam informações importantes aos demais leitores.
Obrigado pela atenção!
(sobre o Compass, talvez seja melhor chamar de crossover mesmo – possui estrutura monobloco, tração primária dianteira e câmbio CVT).
Jipe de menos de 2 toneladas com torque de 46 kgfm!Cara isso é que força nos caminhos!
belos e bravos!!!
O motor diesel Euro5 do Wrangler é produzido pela VM Motori, em que a Fiat tem grande participação – e que também produz o 3.0V6 p/ GC, com 550Nm (56Kgfm!).
O que não dá para entender é porque a Jeep/Fiat não traz o Wrangler diesel p/ Brasil.
Depois das duas estrelas no EURONCAP para o Compass em recente crash test, creio que sua ida à Europa estará praticamente inviabilizada!
Penso então… será que nossos carros mereceriam uma classificação especial, se submetidos a crash tests pela Euro Ncap? Ao invés de estrelas, seriam classificados por "poeira estrelar"?!!!
Seria cômico se não fosse trágico!!! E tome estatísticas de mortes nas ruas e estradas!!!
Chega a ser ridículo a cara do policial rodoviário federal a festejar a ação de carnaval que a princípio obteve números de acidentes reduzidos com relação ao ano passado, mas que obteve maior número de "mortes"!!! Sem chuvas = menos acidentes com + mortes!!!
Exato, RR09, é uma vergonha chamarem o Compass de Jeep. Veja esse comentário: "Children aren’t too safe either in the new Jeep Compass, and pedestrians should run when they see the compact crossover". Apesar disso, as notas baixas estão relacionadas principalmente com o precário suporte de coluna e cabeça, ou seja – a nota pode melhorar muito apenas trocando os bancos e proteção cervical. Observando o vídeo, é possível notar um desempenho irretocável da estrutura deformável e sistemas de contenção. Uma vergonha a Chrysler/Fiat não ter notado isso antes – agora é tarde.