Existem estratégias que algumas marcas criam que deixam bem claro seu objetivo. Já outras geram mais dúvidas que certezas. A Jeep começar a vender o Compass no Brasil é um exemplo do segundo caso. Pouco atraente, caro e com acabamento simples (segundo relato do repórter do iG Carros para mim), o Compass, que me perdoem o trocadilho infame, chegou “fora do compasso” por aqui.
Começa pelo fato de não ter características natas da Jeep, o que hoje em dia é até perdoável visto que Land Rover e Porsche ousaram abandonar suas tradições também. Mas o Compass é um carro antigo, já defasado visualmente – lembra a meu ver uma espécie Tucson/Sportage da geração anterior.
Outra incongruência: é importado dos Estados Unidos, país que não tem condições favoráveis para exportar para o Brasil. Por isso imaginar o que ele fará num mercado já cheio de competidores e por um preço alto de R$ 99.900 é muito difícil. Não que a meta da Chrysler seja lá muito ousada – eles querem vender 2 mil carros até o final do ano, o que dá uns 200 carros por mês.
Talvez a grande esperança dos americanos – e italianos – é que haja consumidores ansiosos por ter um Jeep em casa mas que custe menos de R$ 100 mil.
Não é a primeira vez que vejo um produto ser lançado aqui tarde demais. Lembro agora do Sentra da geração anterior, com seu visual caduco e que nem o ridículo spoiler traseiro salvava. Para nossa sorte, pouca gente teve coragem de levá-lo para casa. Vamos ver se esse é o caso do Compass.
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digo um dado ainda pior para o Compass: como eu tenho um Wrangler JK e sou fã da marca, sei que mesmo dentro da própria marca Jeep tem outros 2 produtos muito melhores pelos mesmos 99 mil. Um Wrangler Sahara (se a idéia é ter um carro de imagem, nada melhor que um Wrangler!) e mesmo a Cherokee Sport (que é mais versátil pelas 4 portas e grande porta-malas,tem motor V6, tração 4×4 com reduzida e um design muito mais interessante). Pra que alguém vai querer comprar um Mitsubishi Lancer travestido de Jeep pelo mesmo preço e com motor fraco e câmbio irritante? O Jeep barato mas que é bem bacana é o Patriot; esse sim poderia ter sido trazido ao Brasil…
O Compass é um veículo que provavelmente só irá vender mesmo nos EUA – nessa época de crise – e com bons descontos.
Isso porque lá a marca Jeep tem um apelo maior, e o preço pode ser vantajoso.
Aqui, sem dúvida é uma canoa furada – não deveriam cobrar mais que R$ 70~80 mil.
@Leandro Pi, o Cherokee (Liberty) está com uma oferta muito boa (pela realidade do nosso mercado), como comentei anteriormente no post sobre o Sportage Flex, comparando os dois. Uma pena que não irá receber o novo motor 3.6 – ficaria perfeito para usar com suspensão melhorada e uns pneus maiores.
Enquanto o modelo 2011 do JK (Sahara) está com preço interessante, o JK com motor 3.6 está caro demais – poderia, por esse preço imoral, ser o Rubi ao invés do Sport – é muita ganância da Chrysler/Fiat, não?
Mais bonito que a Captiva… Sobre o visual do Sentra,acho infinitamente mais bonito que o atual. Tem personalidade
Comprei recentemente uma Cherokee Limited. O preço é de 109.000. A Cherokee Sport custa 99.000. Portanto, não faz sentido o Compass pelos mesmos 99.000,00, já que nos EUA o carro é USD 2000 a 3000 mais barato que a Liberty (a Cherokee lá). O preço deveria rondar os 75/80.000.
Mas não concordo com a crítica ao visual, que acompanha (na dianteira) a nova Grand Cherokee 2012.
Trata-se de um Jeep para ir ao shopping,pelo preço não vale a pena!Quem gosta da marca pague um pouco mais e vá de Cherokee.
@Ricardo RJ, o Cherokee Sport está pelo mesmo preço (R$99k), e é bem completo: motor 3.7v6, esp,abs,airbags,etc..
existem outros melhores na mesma faixa de preco!!