A mudança foi radical: de um SUV quadradão a ponto de ignorar o básico da aerodinâmica, o novo Jeep Cherokee 2014 agora é um modelo esguio e com toques de automóvel. A 5ª geração do segundo Jeep mais famoso acaba de chegar ao Brasil com perguntas a serem respondidas nas ruas. Será que o estilo tão diferenciado agradará? Será que o consumidor irá valorizar sua capacidade off-road superior aos rivais diretos?
Enquanto o veredicto não chega, nós, do BlogAuto, fazemos nossas apostas. O novo Jeep Cherokee 2014 é um dos primeiros modelos a mudar sob a batuta da Fiat. E não é estranho afirmar que há elementos que lembram alguns veículos da Fiat. Ao vê-lo pessoalmente, demorei a processar frente e traseira. Os faróis de LEDs finos como uma lança chamam muita a atenção, mas abaixo deles há outro quadrado e um terceiro, de neblina, no para-choque. A grade com as sete entradas de ar, marca maior da Jeep, está ligado ao capô e parece não conversar com o resto dos elementos.
Na traseira, outro espanto. Enquanto o Grand Cherokee tem lanternas mais largas e posicionadas a meia altura, o Jeep Cherokee 2014 tem lanternas estreitas e colocadas entre o vidro e a lataria. Como a placa está no para-choque, há um enorme espaço vazio na tama do porta-malas. A lateral lembra de leve o Compass, mas é nela que começamos a entender o que a Jeep fez com o carro.
Basta olhar para o velho Cherokee para ver que o novo mudou de papel. De um ‘quase’ Wrangler, o Jeep Cherokee 2014 agora é um ‘quase’ crossover. Está mais urbano e com qualidades para agradar o comprador comum. Para os fãs da marca, a Jeep reservou o Cherokee TrailHawk, versão que chega em dezembro com visual mais parrudo e capacidade off-road mais de acordo.
“Nave”
Certamente, se você dirigir o novo Jeep Cherokee 2014 pelas ruas brasileiras vai chamar a atenção e escutar pérolas como o já clássico “olha só que nave!”. É verdade que o estilo demora um pouco a ser digerido, mas deve agradar seu público-alvo, gente que gosta da marca, mas não encontrava um veículo mais apropriado aos afazeres do dia a dia. E é aí que o novo Cherokee faz valer seu preço.
Dirigi-lo é bastante prazeroso. O conjunto motor-câmbio é bom. Une o V6 Pentastar, com 271 cv, com uma transmissão de 9 marchas, feita sob licença da ZF. Ou seja, o SUV aproveita ao máximo o potencial disso e faz 10 km com um litro de gasolina em média. É extremamente silencioso e com um isolamento externo muito bom a ponto de encarar trechos empoeirados sem que você note aquele cheiro característico dentro do carro.
A parte tecnológica, se não inova, também não decepciona. Há um ótimo sistema multimídia, com tela de 8,4 polegadas na versão Limited, direção e freio de estacionamento com acionamentos elétricos, teto solar panorâmico, ar dual zone e vários outros mimos como Park Assist. Na parte de segurança ativa, o Jeep Cherokee 2014 também faz a lição de casa com diversos sistemas como o que avisa se o carro sair da faixa, o alerta de ponto cego e o controle de velocidade de cruzeiro adaptativo.
A tração Active Drive I, no entanto, tem alguns poréns. Ela oferece 4×4 sob demanda e chega a desconectar o eixo traseiro em trechos urbanos, o que é prático, mas não faz tudo o que se espera de um Jeep. O Jeep Cherokee Limited e o Longitude encaram algumas pirambeiras, é verdade, mas situações mais radicais são exclusivas do TrailHawk, que usa um sistema mais completo, o Active Drive Lock, com direito a reduzida, por exemplo.
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Pode doer no orgulho dos fãs ardorosos da marca, mas a Jeep precisa crescer e se aproximar de novos clientes. E, nesse sentido, o Cherokee brinca com a notoriedade da marca, seja no belo interior, que mistura referências ao primeiro jipe, seja nos tons e acabamentos, que remetem a regiões do mundo onde os aventureiros adoram ir – tem até uma versão com padronagem azul, em homenagem ao vulcão vesúvio.
E não é só. O veículo esconde vários símbolos da Jeep – algo que o nacional Renegade fará também -, uma espécie de jogo de sete erros motorizado. Já comecei a gostar do visual…
Preços
- Jeep Cherokee Longitude – R$ 159.900
- Jeep Cherokee Limited – R$ 174.900
- Jeep Cherokee TrailHawk – R$ 189.900
Concorrentes
- Hyundai Santa Fe
- Kia Sorento
- Volvo XC60
Concorre com Land Rover?
A Jeep diz que o Evoque tem preço parecido, mas porte bem menor
Expectativa de vendas
100 unidades por mês
Garantia
3 anos
Galeria Jeep Cherokee 2014
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Acredito que a Outlander GT tb seja um concorrente