Sistemas de assistência ao condutor já são oferecidos em carros da Volvo

Sistemas de assistência ao condutor já são oferecidos em carros da Volvo

A segurança tem sido uma das pautas principais das montadoras nos últimos tempos. E a tecnologia é um dos pontos chave para aumentar a proteção aos ocupantes do veículo, além dos demais condutores e pedestres. Na Alemanha, os sistemas de assistência ao condutor estão se tornando itens cada vez mais comuns, como o sistema de frenagem automática de emergência.

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De acordo com estudos da Bosch, baseados em estatísticas de vendas; um em cada cinco de um total de três milhões de veículos licenciados na Alemanha em 2014 estavam equipados com esses sistemas de assistência ao condutor. Para efeito de comparação, em 2013 essa relação era de um para cada 10 veículos.

Esses equipamentos podem tornar o trânsito mais seguro se forem amplamente adotados. Ainda na Alemanha; cerca de 72% das colisões traseiras com ferimentos poderiam ser evitadas se todos os carros fossem equipados com o dispositivo de frenagem de emergência. Além disso, o sistema de permanência na faixa de rolagem pode prevenir até 28% dos acidentes causados por motoristas que mudam de faixa acidentalmente.

O sistema de frenagem automática de emergência pode prevenir colisões traseiras ou, pelo menos, atenuar consideravelmente o impacto desses acidentes. Se o radar ou a câmera detectar obstáculo à frente do veículo; o sistema é preparado para realizar uma frenagem de emergência e o motorista é notificado. Se o condutor não responder, o sistema realiza uma frenagem parcial e, logo que o motorista pise no freio; o dispositivo aumenta a potência da frenagem a fim de evitar o acidente.

Sistema City Safety da Volvo

Sistema City Safety da Volvo

Ainda neste recurso, caso o motorista não responda à manobra de frenagem parcial e o sistema detecta que a colisão é inevitável; o dispositivo executa de forma autônoma a manobra de frenagem de emergência. O sistema de frenagem automática da Bosch; em velocidades de até 40 km/h em circuito urbano, consegue evitar por completo as colisões em veículos parados.

Na Europa, os carros devem estar equipados com sistema que evita o atropelamento de pedestres se quiserem obter cinco estrelas nos testes do Euro NCAP. Já nos Estados Unidos, o governo firmou um acordo com 20 montadoras, que representam mais de 99% do mercado americano, para que até 1º de setembro de 2022 (ou 2025 para picapes); a maioria dos carros do país possua o sistema de frenagem automática de emergência.

No Brasil, os sistemas de assistência ao condutor também estão cada vez mais presentes nos carros novos. O controle eletrônico de estabilidade, que é a base tecnológica para muitos desses dispositivos; será obrigatório para carros novos nacionais ou importados a partir de 2022. Os modelos já comercializados no mercado nacional serão obrigados a incorporar o item apenas em 2022.

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Itens de assistência ao condutor estão em alta, mostra estudo