Se em 2009 a inspeção veicular envolveu apenas carros mais novos e taxa era reembolsável, este ano tudo mudou. Antes de mais nada, ela passou a ser obrigatória em todo o território nacional e a taxa além de aumentar não será devolvida. Os paulistanos se familiarizaram com ela no ano passado, sendo obrigados a se deslocar até postos instalados em lugares distantes – o terreno necessário para o centro de inspeção é grande e apenas uma unidade fica numa região mais central da cidade.
A inspeção de 2010 na maior cidade do país começo nesta segunda-feira e pretende fiscalizar 6 mil carros, incluindo, enfim, os modelos mais antigos e maiores poluidores. Oscarros com placa com final 1 têm até o dia 30 de abril para realizá-la mediante pagamento da taxa de R$ 56,44.
A prefeitura estima fiscalizar cerca de 6,3 milhões de veículos contra 3,5 milhões em 2009. Para ter mais informações, acesse o site da Controlar, a empresa autorizada a fazer a inspeção veicular.
Essa inspeção é uma piada, direto eu vejo carro caindo aos pedaços rodando por aí, soltando fumaça feito trem a vapor, retrovisor quebrado, pneu já no osso, carroceria toda esburacada de ferrugem, tudo tão arrombado e aloprado que eu nem sei como é que ainda consegue ligar e andar. Daí, semana passada, fui fazer a minha vistoria de 2010… passei e enquanto esperava pra pegar meu doc novo, um caboclo do detran já tava implicando com um carro lá, 2009 zeradaço total, só por causa de uma lasquinha microscópica no vidro…
[]s
Vejam só… eu pago IPVA, e me arrumam mais essa despesa obrigatória todo ano… é só mais uma forma de arrancar dinheiro do otário, porque inspecionam carros novos… por que, ao invés disso, não intensificam a fiscalização para tirar de circulação carroças que estão caindo aos pedaços que vemos aos montes pelas ruas e estradas? Estes carros velhos que arriscam a vida e o patrimônio alheio, conduzidas por motoristas irresponsáveis? O Brasil é um país, no mínimo, curioso… eu tenho que provar que meu carro com um ano de uso não é "poluidor", e ainda pago por isso, em vez do governo ter de provar que eu sou um poluidor potencial e me cobrar caro pelo mesmo motivo (que é o que ocorre em outros países). Piada!
Definitivamente o governo Brasileiro quando copia as iniciativas adotadas nos países desenvolvidos (parte da Europa e Japão) e as "tropicaliza" para seu próprio interesse.
O Brasil tem as leis mais rigorosas das américas (que suplantam inclusive as dos Estados Unidos e Canadá) em termos de controle de poluentes, mas na prática muito pouco são efetivas. Como os colegas disseram acima, tudo é impositivo e o que vai acabar acontecendo é que o cara que não passar na inspeção será levado a subornar o agente inspecionador pra "passar" e continuar circulando com seu poluidor-móvel. Tal qual acontece com quem vai tirar ou renovar a licença de condução, paga a tal propina pra auto-escola e milagrosamente já sai de lá gabaritado em todos os exames, cometendo as mais elementares infrações de trânsito pelas ruas brasileiras.
Sem contar que está ficando cada vez mais caro mantes um veículo e, pior, com ínfimas alternativas para o transporte alternativo de massa nos principais centros urbanos.
O problema é que o brasileiro é muito passivo, reclama, mas só de ladinho.
E depois para que se preocupar com estas coisas, logo mais tem carnaval, o campeonato brasileiro já começou, tem BBB na tv, tem tantas coisas mais divertidas para se preocupar.
Não adianta somente uns poucos verem a real situação.
Povão massa de manobra, se comporta igual a gado, reclama um pouco mas sempre vai.
Não se deixe enganar! Segundo o professor Luiz Carlos Molion, representante da América Latina na Organização Meteorológica Mundial e pós-doutor em meteorologia, as medidas para a reduzir as emissões de carbono, como aqueles advindas de controles como a Inspeção Veicular Obrigatória realizada na cidade de São Paulo, não vão produzir efeito no clima mundial. “O gás carbônico não controla o clima global”, garante. A quantidade de carbono lançada pelo homem é ínfima, é irrisória, se comparada com os fluxos naturais dos oceanos, solo e vegetação. Para a atmosfera, saem 200 bilhões de toneladas de carbono por ano. O homem só lança seis. O professor, devido ao fato do gás carbônico ser utilizado pelas plantas para fazer fossíntese, considera o mesmo como o “gás da vida”. Veja aqui a entrevista de Molin: http://www.streetcustoms.com.br/revistas-carros/n…
Além disso, de acordo com a Constituição brasileira, promulgada em 1988, "todos são iguais perante a lei". E eu cito:
"TÍTULO II
Dos Direitos e Garantias Fundamentais
CAPÍTULO I
DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS
Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade (…)"
Assim, não é legalmente aceitável que o dono do carro com motor de dois tempos ou
com placa preta seja dispensado da inspeção e os outros não. O princípio da igualdade é ferido. Isso, por sí só, já abre o precedente necessário para que os interessados entrem com ações na justiça contra a inspeção, ainda mais porque ela é regional e não nacional. acompanhem o desdobramento da luta contra esse embuste lendo a revista Rod & Custom!
BOM, O MOTIVO SERA DE MUITO ESCLARECIMENTO, OLHA SO UM PROPRIETARIO QUE TEM O SEU CARRO E POR MOTIVO FINANCEIROS, ESTA COM SEUS IMPOSTOS ATRASADOS E COM MUITOS ESFORÇOS ESTA TENTANDO COLOCAR EM DIA O SEU DOCUMENTOS DO SEU AUTOMOVEL EM ORDEM, AI PARA PIORAR TEM QUE PAGAR OUTRA TAXA DE R$56,00 PARA A CONTROLAR E ANTES PAGAR PARA FAZER UMA PRE-INSPEÇÃO PARA QUE POSSA CHEGAR EM PAZ ATE A CONTROLAR E PARA SER VISTORIADO E DEPOIS RECEBER ESTA INDIGNAÇÃO DE MUITOS A NOTICIA QUE ESTA REPROVADO. COMO SERA PARA ESTE CONTRIBUINTE ARRUMAR DINHEIRO PARA COLOCAR EM ORDEM, SABENDO QUE JA ESTA COM PROBLEMAS FINANCEIRO EM SEU LAR, PENSO EU QUE ESTE CONTRIBUINTE IRA COM CERTEZA PARAR DE PAGAR.
VAMOS FAZER UMA BAIXO ASSINADO E PUBLICAR NAS EMISSORAS DE TV E RADIOS E JORNAIS PARA QUE ESTE ABSURDO POSSA SER BANIDO.
MAS TEM QUE SER COM URGENCIA, URGENTISSIMO MESMO…