Há dez anos no mercado, o SUV Hyundai Tucson, parece ser eterno. Depois de deixar a linha de produção na Coreia do Sul para dar lugar ao ix35, o modelo ‘imigrou’ para o Brasil onde o grupo CAOA retomou sua fabricação para justificar o preço mais alto pedido pelo seu sucessor.
Mas mesmo desatualizado, o utilitário esportivo deve seguir à venda por mais algum tempo e a CAOA prepara novidades para ele, como apurou com exclusividade o BlogAuto. A ideia é aposentar o velho motor 2.0 litros de 146 cv de potência usado atualmente e passar a usar outro 2.0 litros também flex, que equipa justamente seu companheiro de linha de montagem em Anápolis, Goiás, o Hyundai ix35.
Com comando variável de admissão e saída, o quatro cilindros 2.0 litros do Hyundai ix35 consegue produzir uma potência de 178 cv usando etanol (169 cv com gasolina), ou 22% a mais. A mudança poderia vir acompanha da troca da transmissão automática, hoje com apenas 4 marchas – o ix35 tem seis velocidades. Espera-se também algum retoque leve no interior do Hyundai Tucson, para enfatizar o ‘upgrade’. A novidade no Hyundai Tucson também faz acender uma luz de alerta para mudanças no ix35, que está no mercado há um bom tempo.
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Por enquanto, os dois lideram o segmento de utilitários esportivos de médio porte. Enquanto o Hyundai Tucson emplacou 11,7 mil até agosto, o irmão mais novo, o ix35 vendeu 9,9 mil unidades. O concorrente mais próximo, também nacional, é o ASX, da Mitsubishi, com 7,7 mil exemplares.
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Desculpa para aumentar uns 10 mil. Já passou da hora de aposentar este modelo.