Com a chegada da nova geração do sedã grande Azera – que tem preço inicial de R$ 109.920 –, a Hyundai teve que rever os preços do Sonata, que era vendido nas concessionárias da marca pelo preço de R$ 97.250. Agora, o sedã médio-grande da empresa sul-coreana tem preço sugerido de R$ 94 mil, segundo informou o site da revista Car And Driver, – uma redução de significativos R$ 3.250.
Apesar da redução de preço (mesmo com o aumento de IPI para automóveis importados), o Sonata vem equipado com o mesmo motor 2.4 litros 16V que entrega 178 cavalos de potência máxima e 23,3 mkgf de torque, associado a um câmbio automático de seis marchas que leva o Hyundai de 0 a 100 km/h em 10,1 segundos e velocidade máxima de 208 km/h.
Entre os itens de equipamentos de série, o destaque vai para o ar-condicionado digital, direção elétrica, rodas com aro de 18 polegadas, CD com MP3, entrada para iPod e USB e espaço para seis discos, bancos em couro de duas tonalidades com regulagem elétrica, memória e aquecimento botão de partida elétrico e com sensor de presença, retrovisores externos com recolhimento elétrico, teto solar panorâmico, faróis de neblina de xênon, ABS com BAS e dez airbags.
Os brasileiros engoliram as propagandas da Caoa… Mas a Hyundai não é marca premium em nenhum lugar do mundo! Para conseguir vender lá fora precisa ter custo/beneficio!
e quem pagou o preço de 103 mil, terá a devolução do dinheiro?!!! como o brasileiro é feito de otario! isso é o que dá pagar uma fortuna por um carro que custa a metade do preço nos eua!! pode baixar mais 10 mil reais que ainda sim vão ter um bom lucro e não um otimo lucro!!!
E olha que antes disso houve aumento do IPI.
É muito lucro para pouco produto…
quem pagou os 103mil, agora eh engolir o prejuizo e sorrir!!
Quem pagou e pode pagar 109k em um carro desse, não estão tão tristes, pode ter certeza.
Se Jetta com motor de santana sai na casa de 70 mil pagar 94 mil em um carro como esse, com os equipamentos e motor que o acopla, na cabeça dos executivos da Hyundai ainda não está tão exagerado.
Ocorre que no Brasil a política do governo é em aumentar receita a todo custo. Rua e estrada para rodar com um carro desses não existe. Está tudo esburacada ou cheia de marginal para te roubar ou até matar.
Hoje vivemos em várias "Brasis", cada região tem sua particularidade. A terra de Brasília é a terra de faz de conta, do dinheiro fácil e da safadeza.
O pior de tudo é que a CAOA não está errada não!
O mercado é gerido por forças de oferta e procura…
Temos uma massa de pessoas que estão tendo acesso ao "primeiro carro"! E muitos outros que sonham em ter o primeiro zero, o primeiro médio, sedan e assim vai…
O que ocorre é que "andamos em carroças" (volte COLLOR DOS IMPORTADOS SEM IMPOSTOS!!! só dos carros heim?!)
E como aquele ditado popular reza… "Em terra de cegos, caolho é REI"!!! Heis que surge em nosso mercado uma empresa que disponibiliza produtos "n" vezes superiores aos demais e com muita "gana" de conquistar os consumidores….
E os são mesmo! Maiores melhores, modernos, belos, atuais, etc…
Aí entra a lei da oferta e da procura… Existem muitos interessados por produtos dos tipos dos que a Caoa comercializa… Aí… bem, aí não custa nada cobrar 5mil por um branco. Aí fica fácil falar de boca cheia que são os melhores carros do sistema macro-solar-antariano… Aí podem até se enganar com o motores entre outros componentes como leds, freios a tambor etc… Aí podem cobrar duas, três vezes o valor do mesmo carro que a Hyundai vende nos EUA!!!
Aí é fácil!!!
Com quem que ela compete? i30 com Astra, AstraII (vectragt), Golf 4, Punto (ops… o Punto nem médio é!)???
Não compete com ninguém! Não há concorrentes Brasileiros!!! Há algum? Não!!! C4, Focus, 307, 308 são ARGENTINOS!!! Aí é fácil fazerem o que quiserem!!!
Eu quero um carro moderno, seguro, recheado, belo e com um bom custo benefício!!!
Em 2008 eu iria de Hyundai, hoje não! Prefiro um semi-novo a que comprar um CIVIC a 85mil, um Corolla a 95, um Jetta alá Santana 2.0 por 70 mil!!!
Mas quem sou eu? Sou apenas mais um Brasileiro com discernimento ao meio de milhões de sonhadores!!! E os sonhadores são as presas perfeitas dos inescrupulosos!!!
Mas eu tenho um sonho e uma, duas pessoas eu hei de convencer que Carros são muito mais que emoção, é razão, é bem de consumo!
rr09, muito bem colocado. Exatamente como você disse, enquanto Hyundai e Kia vendem muito caro, os outros fabricantes sequer tem produtos para oferecer.
Alguns modelos, porém, começam a mudar essa perspectiva de mercado – Fusion, Cruze, Versa e Cobalt são modelos que oferecem mais por preço menor que todos os outros. Ainda não é o ideal, mas é importante que o consumidor saiba escolher com consciência.
Por exemplo, sobre utilitários esportivos. Se minha necessidade inclui travessia de trechos difíceis, ando quase sempre sozinho ou com mais uma ou duas pessoas, o TR4 é a opção mais em conta, e o único na categoria que tem competência para uso misto – e custa o mesmo que um Sanderão (Duster). Se tenho essa necessidade de fora de estrada, mas preciso de mais espaço, por um pouco mais levo o Vitara, que não é crossover, mas um utilitário completo, com reduzida e tração traseira – quem conhece fora de estrada sabe do que estou falando. O Vitara, com tudo isso e qualidade japonesa, custa o mesmo que um crossover coreano 4×2.
Infelizmente nosso mercado não dá opções ao consumidor – não existe, com raras exceções, uma concorrência direta entre modelos: enquanto as montadoras tem margens imorais, nosso governo faz reserva de mercado, não fiscaliza e não promove a livre concorrência.