O estande da Hyundai no Salão do Automóvel de São Paulo, que estará aberto ao público até o dia 20 de novembro no São Paulo Expo, é sem dúvidas um dos destaques do evento. A marca sul-coreana está apresentando o inédito crossover compacto Creta e a nova geração do Tucson, além do novo Elantra, versões conceituais do HB20, uma picape conceito para brigar com a Fiat Toro, o elétrico/híbrido Ioniq e o sedã de luxo Genesis G90.
O novo Hyundai Creta chegará ao mercado nacional em janeiro de 2017, com produção na fábrica de Piracicaba (SP) ao lado do HB20. A exemplo do hatch, o novo utilitário-esportivo se sobressai pelo visual mais moderno e agressivo, fruto da filosofia global Escultura Fluida 2.0 da fabricante, com faróis afilados com projetores e luzes diurnas de LED, para-choques mais imponentes, grade frontal hexagonal, lanternas Clear Type e rodas de liga-leve diamantadas.
O interior exibe como destaque o painel de instrumentos “Advanced Supervision Cluster”, que permite configurar diversas funções do carro. Como opcional, haverá o pacote Brown Leather, com bancos revestidos em couro marrom, painéis das portas em couro preto, painel com acabamento na cor marrom e textura exclusiva, volante, alavanca de câmbio e freio de mão em couro, detalhes prateados no volante, painel e console central e freio de mão e maçanetas em cromo acetinado.
Todas as versões do carro serão equipadas de série com direção elétrica progressiva, travas elétricas nas portas e porta-malas, retrovisores externos com ajuste elétrico e luz indicadora de direção, volante com ajuste de altura e profundidade, banco do motorista regulável em altura, apoio de braço para o motorista, banco traseiro bipartido e rebatível (60/40), apoio para o pé do motorista, entre outros.
As configurações mais caras serão equipadas com seis airbags, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, faróis direcionais, sinalização de frenagem de emergência, monitoramento da pressão dos pneus, alerta sonoro de não colocação do cinto de segurança para motorista e passageiro, travamento automática das portas e do porta-malas a 10 km/h, Isofix para fixação de cadeirinhas infantis, cintos de segurança de três pontos com pré-tensionador e apoios de cabeça para todos os ocupantes, coluna de direção colapsável, estrutura de deformação programada, barras de proteção lateral, entre outros.
Há ainda banco do motorista com ventilação, ar-condicionado automático digital com saída de ar para os bancos traseiros, destravamento das portas e partida do motor sem chave, faróis com acendimento automático, câmera de ré, sensor de estacionamento, vidros elétricos com one-touch e antiesmagamento, retrovisores externos com rebatimento elétrico, computador de bordo e sistema multimídia blueNav com tela sensível ao toque de sete polegadas, navegador GPS, Apple CarPlay, Android Auto e Bluetooth.
O novo modelo da Hyundai é construído a partir de uma estrutura semelhante do sedã Elantra. Nas medidas, são 4.270 mm de comprimento, 1.780 mm de largura e 1.635 mm de altura, com distância entre-eixos de 2.590 mm e altura livre do solo de 190 mm.
A gama de motores do carro contará com o 1.6 litro 16V DOHC Gamma, que rende 123 cv com gasolina e 130 cv com etanol, a 6.300 rpm, e torque de 16 kgfm e 16,5 kgfm, respectivamente, a 4.850 rpm, com transmissão manual ou automática, ambas de seis velocidades, além do 2.0 16V DOHC Nu, capaz de gerar 156 cv com gasolina e 166 cv com etanol, a 6.200 rpm, e 19,1 kgfm e 20,5 kgfm, a 4.700 rpm, com câmbio automático de seis marchas.
Os preços do novo Hyundai Creta ainda não foram divulgados (estima-se algo em torno de R$ 80 mil para a versão mais em conta).
Já o Hyundai New Tucson estreia para ser o SUV nacional topo de linha da marca. O modelo não vai substituir os atuais Tucson e ix35, que seguem sendo produzidos também em Anápolis (GO), e será oferecido também a partir do ano que vem com preço inicial de salgados R$ 138.990.
O novo crossover conta com visual mais imponente, com direito a uma grade hexagonal, conjunto óptico com filete em LED e iluminação full LED na versão topo de linha, vincos marcantes nas laterais, rodas de 18 polegadas e lanternas traseiras com tecnologia LED a partir da configuração intermediária. O interior oferece novo acabamento mais esmerado, além de maior espaço (são 4.475 mm de comprimento e 2.670 mm de distância entre-eixos).
Na lista de equipamentos de série, o New Tucson na versão de entrada GL oferece seis airbags, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em aclives e declives, ar-condicionado de duas zonas, destravamento das portas e partida do motor sem chave, sistema multimídia com tela sensível ao toque de sete polegadas, Apple CarPlay e Android Auto, retrovisores externos antiofuscante, sensor de luminosidade, volante com ajuste de altura e profundidade e bancos em couro com ajustes elétricos para o motorista e o passageiro.
No modelo GLS, há ainda painel de instrumentos Supervision com tela TFT de 4,2 polegadas, grade dianteira cromada, faróis com projetores e filete em LED, lanternas traseiras em LED, teto solar panorâmico com sistema antiesmagamento, maçanetas cromadas e retrovisor externo com luz de cortesia.
Por fim, o topo de linha Top, série especial de lançamento limitada a 30 unidades, inclui retrovisor interno eletrocrômico, porta-malas com abertura por aproximação, bancos dianteiros com aquecimento e resfriamento, faróis full LED, janelas com moldura cromada, assistente de estacionamento, detector de ponto cego, faixo de luz direcional para curvas, entre outros.
Nos três casos, há o novo motor 1.6 T-GDI, dotado de injeção direta de combustível e turbocompressor, que consegue desenvolver 177 cv, a 5.500 rpm, e 27 kgfm, entre 1.500 e 4.500 rpm, com transmissão automatizada de sete marchas e dupla embreagem.
Outra atração da Hyundai é a nova geração do Elantra, que já está disponível nas concessionárias nas versões Base, Special Edition e Top, as três equipadas com um motor 2.0 litros flex de quatro cilindros, que entrega 167 cv com etanol e 157 cv com gasolina, a 6.200 rpm, e torque de, respectivamente, 20,6 kgfm e 19,2 kgfm, a 4.700 rpm, com transmissão automática de seis velocidades.
O New Elantra Base é equipado com airbags frontais, Isofix, sistema de som com comandos no volante, ar-condicionado, vidros e travas elétricas, piloto automático e retrovisores com ajuste elétrico e aquecimento.
O Special Edition inclui ar-condicionado automático de duas zonas, destravamento das portas e partida do motor sem chave, bancos revestidos em couro, sistema multimídia com tela sensível ao toque de sete polegadas, navegador GPS e câmera de ré, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, airbags laterais e de cortina, banco do motorista com ajustes elétricos e apoio lombar, sensor de chuva, volante e manopla de câmbio revestidos em couro e faróis com luzes diurnas de LED.
O Top, por sua vez, agrega detector de ponto cego, controle eletrônico de estabilidade, faróis com lâmpadas de xenônio HID e assistente inteligente de farol alto, teto solar elétrico, painel de instrumentos Supervision de 4,2 polegadas, airbag para os joelhos o motorista, retrovisores com rebatimento elétrico e seletor de modos de condução.
O Hyundai ix35 2017 também marca presença no evento e traz novidades com foco na eficiência energética. O crossover agora dispõe do sistema Idle Stop&Go, que desliga o motor em paradas curtas (como em semáforos), sistema de monitoramento de pressão dos pneus e novos pneus Michelin Primacy 3, nas medidas 225/55 R18, desenvolvidos para proporcionar baixa resistência à rolagem. Esses novos itens estão disponíveis nas versões GL, intermediária, e GLS, topo de linha.
Outra novidade da marca é o novo Genesis G90, que segundo a CAOA, importadora oficial da Hyundai no Brasil, marca a estreia da fabricante de luxo no Brasil. O novo sedã é o topo da linha e oferece como destaque o desenho mais “classudo”, com faróis full LED, ampla grade dianteira com o emblema Genesis na parte superior e lanternas traseiras verticais. Por dentro, há detalhes de acabamento em camurça e madeira, sistema de som Lexicon com 17 alto-falantes, painel de instrumentos com tela de 12,3 polegadas, sistema multimídia traseiro com duas telas de 9,2 polegadas, entre outros.
Nos demais equipamentos, há head-up display, controle de cruzeiro inteligente, detector de ponto cego, controle eletrônico de estabilidade, distribuição eletrônica de frenagem, sistema de auxílio à frenagem, controle de tração, entre outros.
O motor do sedã é o 5.0 V8 Tau a gasolina, de 425 cv e 51,5 kgfm, com câmbio automático de oito marchas.
A Hyundai exibe ainda uma série de carros conceitos. O principal deles é o novo Creta Sport Truck Concept (STC), desenvolvido pelo centro de design da marca na Coreia do Sul em parceria com a área de produto da empresa no Brasil, que tem como base o crossover Creta. Segundo a empresa, o novo protótipo está no Salão para avaliar a recepção do público e, futuramente, ingressar a Hyundai no segmento de picapes no País.
Há ainda o HB20 D spec Concept, baseado no R spec, com carroceria pintada em dourado fosco, detalhes visuais em preto brilhante, rodas pretas de 17 polegadas, pinças de freio em dourado e ponteira de escape cromada, o HB20 JBL Concept, criado em parceria com JBL, com carroceria em grafite fosco com detalhes laranja, bancos de tecido em preto e azul, teto interno na cor preta e sistema de som com alto-falantes premium e processador de áudio digital de alta performance, e o HB20S Limited Concept, versão mais sofisticada do sedã, com carroceria na cor branca, rodas aro 17 diamantadas, faróis com projetor e luzes diurnas de LED, bancos em couro, painel e portas na cor marfim, entre outros.
Outra atração é o IONIQ Híbrido, equipado com um motor 1.6 GDI Kappa a gasolina, de 105 cv e 15 kgfm, e outro elétrico de 43 cv e 17,3 kgfm, alimentado por bateria de íons de lítio com capacidade de 1,56 kWh, capazes de entregar potência cominada de 141 cv e torque de 27 kgfm. Segundo a marca, o carro tem velocidade limitada a 185 km/h e emissões de CO2 abaixo de 79 g/km.
Enquanto lá no exterior as versões antigas do Tucson saem de linha, para que as novas versões sejam vendidas PELO MESMO PREÇO, aqui no Brasil são utilizados as sucatas dessas versões antigas para produzir as as versões sejam vendidas com preços extorsivos.