Entrou em vigor na última sexta-feira (16) o aumento de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para automóveis importados. Porém, a Hyundai – representada no Brasil pela famosa CAOA – conseguiu uma liminar na Justiça e está isenta de pagar ao governo os 30 pontos percentuais a mais de imposto.
A sentença foi dada pelo juiz Hamilton de Sá Dantas, da 21ª Vara da Justiça Federal de Brasília, baseando-se no Acordo Geral Sobre Tarifas de Comercio (GATT, em inglês), que foi assinado por vários países (incluindo a Coréia e o Brasil) em negociações realizadas nos anos de 1947 a 1994. Assim, o aumento extra de IPI prejudica o país asiático e lesa a isonomia tributária do contrato.
Entretanto, como nem tudo é perfeito, o governo nacional pode ainda recorrer à decisão da Justiça de Brasília. Contudo, se a sentença for mantida, marcas como Kia e SsangYong poderão argumentar do mesmo modo para não pagar o imposto extra.
A relação da China com o GATT foi concretizado no mesmo ano de criação do tratado, mas saiu do acordo em 1949, por conta da Revolução Cultural que tomou conta do país. No ano de 2011, a China retornou a concordar com as normas da Organização Mundial do Comércio, no entanto, o histórico chinês com o GATT atrapalhou o aumento do benefício para as marcas de automóveis atuantes no país asiático.
GATT – foi estabelecido em 1947, tendo em vista harmonizar as políticas aduaneiras dos Estados signatários. Está na base da criação da Organização Mundial de Comércio. É um conjunto de normas e concessões tarifárias, criado com a função de impulsionar a liberalização comercial e combater práticas protecionistas, regular, provisoriamente, as relações comerciais internacionais.
bom, se for pelo GATT, não só as coreanas vão no embalo da Hyundai, mas tb as montadoras de todos os países signatários (como Alemanha e EUA)
Acho que não é questão de "ser esperta". Ela simplesmente agiu dentro dos mecanismos jurídicos e legais cabíveis para uma medida tão autoritária e protecionista tomada na calada da noite numa atitude mafiosa. Creio que todos aqui fariam o mesmo caso fossem afetados.
Estou torcendo para que dê certo, não só para Hyundai, KIA e Ssangyong, mas também para todos os outros importadores.
Chega de engolir goela abaixo tudo que essa máfia (governo, inclusive) querem nos impor.
Concordo c/ vc Rodrigo, não há esperteza e sim uma forma de termos carros modernos por preço de nacional, haja vista que um i30 custa o mesmo que um lixo do golf 4,5 da mais carniceira montadora brasileira que é a VW do Brasil!!! portanto quem tem que escolher entre um carro moderno e um lixo nacional é o consumidor e não as montadoras que estão dando risada da nossa cara com porcaria que nos vendem!!!
Tem que fazer isso mesmo,esse aumento é trapaça e rompimento de acordos comerciais.O consumidor tem que ter direito de escolha,até porque que se for para proteção da indústria nacional,nenhuma montadora é nacional.
E agora DILMA e seu excelente ministro???? Vao fazer o q???
Com GATT ou sem GATT o povo está pagando 15.000 de ágio
A Hyundai tem muito influencia aqui no Brasil.