Lançada há cerca de dois anos no mercado brasileiro, a Honda PCX ganhou suas primeiras mudanças para a linha 2016. O scooter segue a mesma linha do modelo comercializado na Europa, com destaque para as alterações no visual, painel de instrumentos renovado, novos itens de série e modificações no conjunto mecânico para atender a segunda fase do Promot 4 (Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares), prevista para vigorar a partir de janeiro de 2016.
No design, a Honda PCX 2016 traz conjunto óptico com novo formato, agora com área maior e lâmpadas em LED para o farol, lanterna e indicadores de direção. Há ainda carenagens com novo formato e lanternas de freio e iluminação da placa traseira renovadas, também com lâmpadas em LED.
O scooter Honda PCX 2016 recebeu ainda um novo assento, com novo formato e textura, oferecendo altura de 761 mm em relação ao solo. Há também alças do garupa redesenhadas, preparadas para instalar suporte de bauleto.
Já o painel de instrumentos agora oferece relógio digital e informações analógicas e digitais. Há velocímetro, hodômetro total, medidor de combustível, além de luzes-espia da injeção eletrônica e sistema de parada automática. Outro destaque fica para o ponteiro do velocímetro (tipo flutuante) que acompanha a borda do marcador.
Nas demais novidades, a Honda introduziu um porta-objetos mais espaçoso, tomada de 12 volts para recarregar celulares ou utilizar um GPS, por exemplo, inclusão do pisca-alerta para indicar uma parada emergencial e compartimento sob o banco com abertura por botão e trava para manter o assento em posição aberta.
O motor da Honda PCX 2016 agora tem capacidade volumétrica agora é ligeiramente menor: 149,3 cm³, contra 152,9 cm³ da versão anterior. O propulsor é monocilíndrico OHC (Over Head Camshaft), 4 tempos, com injeção eletrônica PGM-FI (Programmed Fuel Injection), arrefecido a líquido. A potência máxima é de 13,1 cv a 8.500 rpm e torque máximo é de 1,36 kgfm a 5.000 rpm.
O conjunto oferece também o sistema “Idling Stop”, que permite o desligamento automático do motor, por exemplo, em paradas de semáforo, e com funcionamento automático após o acelerador ser acionado. No modelo 2016, este sistema também monitora o nível de carga da bateria, desligando-se automaticamente em caso de uso excessivo da tomada 12V.
Por fim, a PCX traz novos amortecedores traseiros, redimensionados, com maior resistência a impactos, oferecendo mais conforto e suavidade ao piloto e garupa. A capacidade do tanque aumentou para 8 litros, um pouco mais de dois litros quando comparada com o do modelo anterior (5,9 litros), garantindo maior autonomia à PCX 2016.
Outro destaque é o novo período de garantia, inédito na categoria agora com três anos, sem limite de quilometragem e com fornecimento gratuito de óleo em sete revisões.
Vídeo: ex-piloto de Fórmula 1, Luiz Razia ensina com melhorar sua performance nas pistas
A PCX 2016 será oferecida em duas versões: Standard, nas cores Preto e Cinza Metálico, e DLX, na cor Branco Fosco com rodas douradas. Os preços são de R$ 10.299 (Standard) e R$ 10.699 (DLX).
Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook e no Google+.