Desde seu lançamento, a Yamaha XTZ 150 Crosser abalou parte das vendas da Bros no mercado brasileiro. E para recuperar terreno, a Honda anunciou a chegada da nova geração da trail. A nova Honda NXR 160 Bros foi anunciada nesta semana, mas só estreia na rede de concessionárias da fabricante japonesa no País no início do ano que vem, nas cores preta, vermelha e branca, com preço sugerido de R$ 9.350,00 (ESD) e R$ 9.650,00 (ESDD).
A Honda NXR 160 Bros lembra bastante sua antecessora no visual, mas com linhas mais modernas, como é o caso do tanque, agora com novo formato, carenagens laterais mais encorpadas, bomba de combustível interna, capacidade para 12 litros de combustível e tampa com formato esportivo. O assento está mais estreito e próximo ao tanque, oferecendo altura de 842 mm em relação ao solo. Já o guidão ficou mais baixo e próximo ao piloto.
A rabeta, por sua vez, recebeu uma nova lanterna de lente dupla e efeito 3D e uma nova alça para o garupa, além de escapamento com maior ângulo de inclinação da ponteira. O painel de instrumentos agora é digital, que de acordo com a Honda facilita a visualização das informações do velocímetro, tacômetro, hodômetro total e parcial, marcador de combustível e luzes indicativas do funcionamento do sistema elétrico e mecânico.
O motor, por sua vez, é um 162,7 cm³, arrefecido a ar, monocilíndrico OHC (Over Head Camshaft), com balancins roletados para diminuir atrito e vibrações, e injeção eletrônica PGM-FI (Programmed Fuel Injection). Inclui câmara de expansão instalada próxima à saída do escape para aumentar o torque em baixas rotações, característica que facilita a condução em centros urbanos. A tampa de válvulas é mais estreita e conta com dutos especiais de lubrificação para facilitar a manutenção.
A potência máxima do propulsor é de 14,5 cv, a 8.500 rpm, com gasolina, e 14,8 cv com etanol, também a 8.500 rpm. Já o toque é de 1,46 kgfm e 1,60 kgfm, respectivamente, sempre a 5.500 rpm. O câmbio é de cinco velocidades e a transmissão final é feita por corrente, agora com capa maior para proteger contra detritos e sujeiras.
A Honda NXR 160 Bros utiliza um quadro de semiberço duplo em aço e agora traz uma nova medida do cáster, que resultou em maior distância entre eixos (3 mm), agora com 1.356 mm. Na suspensão, o modelo dispõe de garfo telescópico com curso de 180 mm na dianteira e monoamortecida, com curso de 125 mm e possibilidade de ajustes na pré-carga da mola, na traseira.
Veja também: Harley-Davidson, conheça a sua história (Vídeo)
A roda é de 19 polegadas na parte frontal, calçada com pneu 90/90, e de 17 polegadas na traseira, com pneu 110/90. Já no sistema de freios, a novidade fica por conta da introdução do freio a disco de 220 mm, de série na versão ESDD, enquanto a ESD traz tambor de 110 mm. Na traseira o disco é de 240 mm.
Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook e no Google+.