As especulações se confimaram: a Honda produzirá em Itirapina, no interior de São Paulo, o Vezel, seu primeiro SUV compacto. O modelo, como se sabe, é um primo do novo Fit e do City. Os dois últimos estão mudando de geração, além de estarem confirmados no Brasil também.
A Honda, no entanto, não deu muitos detalhes sobre como funcionará sua estrutura industrial no Brasil a partir de 2015, quando a nova fábrica passar a funcionar. O certo é que o novo Honda Fit chegará ainda no 1º semestre de 2014. O City, mostrado ontem, pode estrear ainda em 2014, após o Salão do Automóvel de São Paulo. Já o Honda Vezel (que não se chamará assim no Brasil, garantiu uma fonte) pode até ser lançado antes da fábrica de Itirapina, mas apenas numa versão mais cara para criar demanda e status para o modelo.
Como os três compartilharão a mesma linha de montagem é possível tê-los já em Sumaré. O problema da Honda hoje é que Sumaré está sobrecarregada. Anda fazendo 11 mil, 12 mil carros por mês. Como são novidades, Fit e City devem vender mais, mas ao mesmo tempo, o Civic tende a cair assim que o Corolla chegar no ano que vem.
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Seja como for, a Honda passará a ter sobra de espaço com a nova fábrica. Serão 240 mil unidades/ano de capacidade para uma marca que vende hoje 130 mil carros. Mesmo com o Honda Vezel vendendo bem, algo como 4 mil unidades, ainda sobrariam 70 mil unidades. Não é suficiente para o comentado hatch compacto da marca, que teima em não sair da cabeça de nós, jornalistas. Mas a fábrica pode ser ampliada e, quem sabe, vermos a estreia da Honda contra Hyundai, Toyota e cia.
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E o Brio?
Cansei de esperar por um bom competidor para o Duster, mas desisti. As fabricantes estão indo todas na mesma direção de "SUVs de bolso" e, se tratando de Honda, que oferece, hoje, como modelo de "entrada" o Fit CX, capado, pelado, por R$ 50 Dilmas(!!!), não dá para acreditar que venha muito abaixo dos R$ 70/75 mil do que está sendo cobrado pelos modelos de entrada do ASX, Tracker, que tinham promessa de preços mais baixos, mas que não se comprovaram. Entre Duster e Eco não tive a menor dúvida e estou muuuuito satisfeito com o Duster Tech Road 2.0.
Realmente falta competidores para eles hoje em dia. Está sendo criado um segmento de SUVs que, de compacto, só o tamanho, porque o preço….
O que falta não é competição de marcas e sim vergonha na cara dos consumidores e principalmente do governo que dá tantos incentivos para as montadoras d=se instalarem no Brasil e não permite ou não faz nenhum empenho para que elas baixem os preços. Para elas (montadoras a republiqueta é um mar de rosas).