A Honda está celebrando neste ano seus 20 anos de mercado brasileiro. A fabricante japonesa estreou por aqui com a importação do Civic de sexta geração em 1997; que no mesmo ano passou a ser produzido localmente na planta de Sumaré (SP), que já soma mais de 690 mil unidades fabricadas do modelo. No acumulado dessas duas décadas de produção nacional, a marca já investiu mais de R$ 4,7 bilhões no território nacional.
Logo após o Civic, a Honda começou a produzir por aqui o monovolume Fit, que se consagrou como líder da categoria; com mais de 631 mil vendas neste intervalo. Seis anos, em 2009, depois a marca anunciou a chegada do City; que já registra mais de 215 mil exemplares fabricados. Mais tarde, em 2015, foi a vez do crossover compacto HR-V, que no mesmo ano respondeu por 1/3 das vendas de carros da marca e liderou no segmento, com 136 mil unidades produzidas. Por fim, em 2017 a marca anunciou a chegada do WR-V, com 15 mil exemplares montados em sete meses.
Atualmente, a Honda consegue entregar 550 automóveis diariamente, volume dividido entre os compactos Fit, City, HR-V, WR-V e o médio Civic. A produção acumulada já é de aproximadamente 1,7 milhão de exemplares. As linhas de montagem da empresa contam com 3,5 mil colaboradores ativos e estão instaladas em um terreno de 1,7 milhão de metros quadrados; com área construída de 225 mil m².
A fábrica de Sumaré conta com os processos de estamparia; hemming (processo em que as chapas estampadas são agregadas para construir peças como porta-malas, porta e capô); fundição; solda; pintura; injeção plástica; pintura e de montagem e inspeção final de todos os carros. Há ainda a unidade de motores e transmissões, com os processos de fundição e usinagem.
A marca conta ainda com um parque eólico, inaugurado em 2014 na cidade de Xangri-Lá, no Rio Grande do Sul; e um centro de pesquisas e desenvolvimento, em Sumaré.
Confira abaixo os principais marcos da empresa nesses 20 anos de Brasil:
1992 – Início da importação de automóveis para o Brasil (Civic e Accord).
1997 – Inauguração da fábrica de automóveis em Sumaré, interior de São Paulo.
Início da produção nacional do Civic (6ª geração do modelo), com volume diário de produção de 20 unidades.
2000 – Início da comercialização CR-V no Brasil (importado).
Lançamento da 7ª geração do Civic.
2003 – Início da comercialização do Fit, segundo carro produzido pela marca no Brasil, e primeiro carro nacional a oferecer transmissão automática CVT.
2005 – Fit passa a contar com a motorização de 1,5 litros.
Fit, produzido em Sumaré (SP), passa a ser exportado para o México.
Marca anuncia expansão e investimentos de US$ 100 milhões na fábrica de Sumaré.
Honda Automóveis: 200 mil unidades produzidas no Brasil.
2006 – New Civic é lançado no mercado brasileiro (8ª geração do modelo).
Empresa apresenta tecnologia Flex em seus modelos Fit e New Civic.
Honda Automóveis: 300 mil unidades produzidas no Brasil.
2007 – Início da produção nacional do Civic Si.
2008 – Empresa otimiza a produção de motores e inaugura nova unidade de Power Train em Sumaré (SP).
Fit ganha série especial “1.5 S”.
Honda Automóveis: 500 mil unidades produzidas no Brasil.
2009 – Lançamento do City – terceiro modelo produzido pela marca no Brasil.
Honda Automóveis: 700 mil unidades produzidas no Brasil.
2011 – Lançamento da edição especial do New Civic.
Honda Automóveis: 900 mil unidades produzidas no Brasil.
2012 – Lançamento da 9ª geração do Civic.
Lançamento do Fit Twist – primeiro modelo desenvolvido exclusivamente para o mercado brasileiro.
Início da construção do novo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Honda Automóveis em Sumaré.
Empresa atinge capacidade máxima de produção diária, de 620 unidades.
Honda Automóveis: 1 milhão de unidades produzidas na fábrica de Sumaré.
2013 – Civic ganha motorização 2.0.
CR-V recebe tecologia flex sem o subtanque de partida a frio.
2014 – Civic Si importado volta a ser comercializado no Brasil.
Inauguração do parque eólico da marca em Xangri-lá (RS), suprindo totalmente a demanda de energia elétrica da fábrica de Sumaré (SP).
Inauguração do novo centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Sumaré.
2015 – Lançamento o HR-V, quarto modelo produzido no Brasil.
Inauguração da nova sede administrativa da Honda América do Sul e Honda Automóveis do Brasil em Sumaré, interior de São Paulo.
2016 – Lançamento do Novo Civic geração 10.
Honda Automóveis: 1,5 milhão de unidades produzidas no Brasil.
2017 – Lançamento do WR-V, primeiro modelo com desenvolvimento liderado pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Honda no Brasil.
Outubro: Honda comemora 20 anos de produção nacional no Brasil.
Veja também: Os carros mais velozes das últimas 8 décadas