Mostrado como conceito em setembro do ano passado, a nova geração do Honda Civic Type R acaba de ser revelado como modelo de produção. O hot hatch está sendo a principal atração da fabricante japonesa no Salão do Automóvel de Genebra, que acontece até o dia 19 deste mês; ao lado do conceito elétrico NeuV e do sedã Clarity movido a célula de combustível, que segundo a marca é o mais avançado da categoria.
O novo Civic Type R 2018 é equipado com um motor 2.0 litros VTEC Turbo de quatro cilindros a gasolina, dotado de injeção direta de combustível; capaz de desenvolver 320 cavalos de potência, a 6.500 rpm, e 40,8 kgfm de torque, entre 2.500 e 4.500 giros; associado a uma transmissão manual de seis velocidades. Dados de desempenho, porém, ainda não foram divulgados.
Nas demais características, há suspensão com ajuste mais firme (com braços de alumínio e novas molas e amortecedores adaptativos); novas rodas de alumínio de 20 polegadas com pneus Continental ContiSportContact 6 245/30 R20; freios Brembo com discos perfurados de 350 mm na dianteira e sólidos de 305 mm na traseira; seletor de modos de condução (Comfort, Sport e +R); e aço de alta resistência em novos pontos da carroceria, o que permitiu uma redução de peso de 16 kg em relação à geração anterior e 7 kg em comparação com o Civic hatch convencional.
O carro exibe ainda visual exclusivo, com detalhes em preto brilhante; amplas entradas de ar no para-choque dianteiro e logotipos da Honda na cor vermelha; além de kit aerodinâmico, com destaque para o enorme aerofólio traseiro. O interior conta com itens exclusivos, como é o caso dos bancos vermelhos do tipo concha; volante com parte inferior na cor vermelha e detalhes também em vermelho e fibra de carbono.
Já o novo Honda NeuV Concept, que foi revelado na CES deste ano, marca presença no Salão de Genebra destacando sua motorização elétrica. O NeuV, que significa “New Electric Urban Vehicle”, foi concebido para aproveitar o tempo ocioso de 96% que os carros particulares ficam estacionados na garagem.
De acordo com a marca, o protótipo explora um modelo de propriedade financeiramente benéfica para os clientes empreendedores; funcionando como um carro de compartilhamento quando o proprietário não está usando o carro. Ele consegue buscar e deixar as pessoas em seus destinos e também vender energia de volta à rede elétrica durante os períodos de alta demanda, monetizando ainda mais seu tempo de inatividade.
Outro destaque do conceito da Honda é o interior tecnológico, com dois assentos e espaço para bagagens na parte traseira, que armazena o conceito de scooter elétrico “Kick ‘n Go” da marca.
Por fim, o Honda Clarity Fuel Cell também é exibido no estande. O modelo já foi mostrado aos brasileiros no último Salão de São Paulo e está disponível na Europa desde o final do ano passado.
Como destaque, o carro oferece uma motorização elétrica de 130 kW e um tanque de alta pressão de hidrogênio, de 70 Mpa, que permite uma autonomia de 690 quilômetros. O tanque de hidrogênio pode ser reabastecido em cerca de três minutos, com uma facilidade equivalente a um automóvel movido a gasolina.