Motocicleta mais vendida no mercado brasileiro, a Honda CG está comemorando seus 40 anos. E para marcar a data, a montadora japonesa anunciou recentemente uma edição especial para a CG 160 Titan. O modelo conta com novos detalhes visuais e já está disponível na rede de concessionárias da empresa no País por R$ 10.290, o que representa uma diferença de R$ 300 em relação à versão convencional.
A nova Honda CG 40 Anos traz pintura na cor branca e grafismos inspirados no conceito Honda Racing, com linhas fluídas em azul e vermelho nas carenagens e no tanque de combustível, além de rodas de liga-leve com pintura dourada e um selo especial comemorativo aplicado sob o tanque do modelo.
De resto, o modelo tem as mesmas características da versão convencional, com um motor monocilíndrico, OHC (Over Head Camshaft), quatro tempos, arrefecido a ar, de 162,7 cm³, com tecnologia bicombustível FlexOne e injeção eletrônica PGM-FI, que rende 14,9 cavalos de potência com gasolina e 15,1 cv com etanol, a 8.000 rpm, e torque de 1,40 kgfm e 1,54 kgfm, respectivamente, a 6.000 rpm, com transmissão de cinco marchas.
A motocicleta dispõe ainda da tecnologia CBS (Combined Brake System), que combina o funcionamento hidráulico e mecânico dos freios. Ao acionar o freio traseiro, o sistema de freio dianteiro é acionado automaticamente.
Outra ação que está sendo realizada pela Honda para comemorar os 40 anos da CG é uma expedição a bordo do modelo comemorativo, que saiu no dia 4 de outubro da fábrica da marca em Manaus (AM) em direção ao estado de São Paulo, onde está localizada a sede da empresa no País.
Com o nome Expedição CG 40 anos – Quilômetros de Histórias, a jornada percorrerá pequenas cidades e grandes capitais do Brasil, nas quais mais de 11 milhões de brasileiros guardam lembranças e boas histórias com o modelo. O grupo se dividirá em dois trajetos, com mais de 6 mil km cada, um passando pelo Nordeste e outro pelo Centro-Oeste do Brasil.
A Honda CG chegou em 1976 como a primeira motocicleta produzida pela marca no País. A moto foi a primeira flex produzida no mundo, a primeira de baixa cilindrada com freios CBS, entre outros. Ao todo, são 10 gerações do modelo.