Promovido pelo Inmetro, o programa de etiquetagem veicular deverá ser obrigatório no Brasil a partir de 2015, segundo publicou o site Carsale. Até então, o programa, lançado há sete anos, era algo involuntário. Atualmente, as marcas Fiat, Volkswagen, Ford, Renault, Peugeot, Citroën, Kia, Nissan, Toyota, Honda e Hyundai. Suzuki e Mitsubishi já aderiram, porém, estão ainda na fase dos testes com seus veículos – entre as principais marcas, somente a Chevrolet ainda não se integrou ao processo de etiquetagem.
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“Diferente de outros produtos, o veículo é muito complexo. Por isso, iniciamos o programa de etiquetagem veicular em 2005 como uma proposta voluntária. Porém, a ideia é que ele se torne algo compulsório à medida que a indústria e o consumidor passem a exigir essa medida”, afirmou Gustavo José Kuster, chefe da divisão de programas de avaliação da conformidade do órgão regulador, que disse também que se trata de uma tendência natural, já que a exigência do consumidor está aumentando cada vez mais, assim como a adesão das montadoras ao programa.
O programa divulgará também a partir de janeiro do ano que vem as emissões de CO2 dos veículos, além da atual classificação da eficiência energética e o consumo de etanol e gasolina.