Cuidado com o que vocês leem em outros sites por aí. Tem muita gente vendendo o carro acima como a 6ª geração da perua Golf Variant, conhecida por nós como Jetta Variant. Não é. É o mesmo modelo da geração 5 que recebeu, como diz a Volkswagen, o DNA do Golf VI.
O que, aliás, é uma decepção. Até tu, VW, resolveu economizar e criar um modelo “meio moderno”? Reformas de meia vida são comuns na Europa: após três anos e meio, em média, as marcas costumam dar um tapa no visual para manter o carro atual até a próxima geração, mas aqui foi uma reforma no lugar da nova geração da perua.
Ou seja, a Golf Variant tem a frente do Golf VI, o painel modificado sobre a mesma base e alguns detalhes diferentes na traseira. A estratégia pode significar uma coisa importante para nós brasileiros: que o futuro Golf que virá para cá pode ser um Golf geração 5 com cara de geração 6.
Não é uma hipótese absurda. Basta pensar que a VW, se não mudou a perua na Europa, também não vai alterar a Jetta Variant e o sedã no México. Com o ferramental do Golf V que está parado na Alemanha dá para transferi-lo para o México e criar uma família completa lá, com hath, sedã e perua com cara de Golf VI.
Daí é só exportar para os americanos, que não tem tanta preocupação assim com tecnologia como os europeus, e mandar uma parte da produção para o Brasil, sem pagar impostos de importação.
Não é a solução ideal, claro, mas é melhor que Golf 4 e meio…
Não é só a disponibilidade do ferramental que torna um carro "brasileirável". Os americanos não comprariam um Golf 5 mexicano sendo que existe o 6. Essa reestilização é apenas para ganhar um tempinho em tempos de crise, e o Jetta pode ir pelo mesmo caminho.
Fazendo isso a VW peca em dois aspectos, mantém o mesmo entre-eixos do veículo que é menor frente a concorrentes como o Megane Gran Tour (e Megane, Civic, Vectra Elite, C4 Pallas… no caso do Jetta sedan) e mantém a mesma traseira que é uma das mais horríveis da atualidade (embora a do sedan seja muito mais bela).
Que nada!!! Já foi alrdeado pros 4 ventos que o geração 5 é muito caro para ser feito no Brasil. É mais fácil o Brasil ter a geração 4,75 (4 com cara de 6) que uma geração 5 com cara de 6…