Se existe outra marca cuja imagem está tão associada aos utilitários esportivos e picapes gigantes ela se chama GMC. Depois da Hummer, a subsidiária especializada em “trucks” da General Motors viu seus veículos caírem em desgraça devido ao alto consumo de combustível. Pois até ela aderiu à moda “crossover”. O modelo acima é o Urban Utility Concept que ela mostrará em Detroit.
As primeiras informações vieram na forma de um teaser e mostram, além da frente do veículo, uma comparação do tamanho e da distribuição dos assentos com os modelos Terrain, da própria GMC, e com o Scion xB, da Toyota.
Ou seja, o Urban Utility nasceu para brigar no mesmo segmento do Scion, mas é claramente mais aerodinâmico embora traga o mesmo formato de “caixa”. A GM diz que o conceito “criará uma nova geração de mobilidade urbana, mesclando a flexibilidade e funcionalidade do espaço social com o design retangular que nos transporta à casa ou ao clube”, numa interpretação não tão literal.
Como se vê, os americanos cada vez mais querem transformar o carro numa espécie de extensão da nossa casa. E pensar que eles nasceram apenas para tornar as distâncias menores…