A compra da ações da PSA Peugeot Citroën pela General Motors deve começar a surtir efeito no Brasil. Segundo uma fonte ligada ao governo, as duas montadoras estariam planejando construir uma fábrica conjunta na cidade de Três Corações, no interior de Minas Gerais. Nela será fabricado um inédito compacto barato para brigar com o projeto 344, da Fiat, e com a versão nacional do up!, da Volkswagen.
Logo que as duas empresas anunciaram o negócio surgiram informações que uma nova fábrica seria erguida no Rio de Janeiro ou em Minas Gerais, mas logo os planos foram congelados por causa da crise financeira mundial. No entanto, tudo indica que os estudos seguiram em frente e indicam que o estado mineiro seria o vencedor.
Veja também: GM compra 7% da PSA Peugeot Citroën
A escolha de Três Corações, cidade mais conhecida por ser a terra natal de ninguém menos que um certo Pelé, teria sido apontada como local ideal pelo governo do estado de Minas Gerais, mais especificamente pela Secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico Dorothea Werneck. Como fica próximo da rodovia Fernão Dias, o município é bem localizado, entre o caminho de Belo Horizonte e São Paulo, e não muito distante de fornecedores importantes. O governo estadual teria ficado incomodado com o fato de a Fiat ter escolhido Pernambuco para uma nova fábrica e tenta a todo custo atrair outra fabricante para lá.
A história é ainda mais surpreendente: a nova planta faria um veículo para a Chevrolet e para a Peugeot, que deixaria de ter produtos fabricados em Porto Real, RJ. Essa última fábrica se concentraria apenas nos veículos da Citroën a médio prazo já que esta marca tem se dado melhor entre os consumidores brasileiros que sua irmã.
O projeto deve estar pronto em 2016, na melhor das hipóteses. Outro efeito que essa nova unidade em território brasileiro teria é o esvaziamento gradativo da fábrica de São José dos Campos, que deve permanecer apenas com a linha S10 e Blazer até prazo indefinido. Hoje apenas o Classic continua sendo feito lá e deve parar a linha em breve. Os motores também devem migrar para a nova fábrica de Joinville.
Excelente notícia para nossa querida Três Corações. Trabalho sério. Povo Feliz!!!!!!!
Notícia Otimaa!
E a mão de obra tricordiana, tem condições de receber tamanho investimento, senhores candidatos ao executivo e legislativo? Notem que deve começar a operar em 2016, ou seja, ainda dá tempo de esquecer as brigas politco-pessoais-interesseiras e pensar nisso.
Leandro.
Excelente noticia, moro em Varginha (125000 habitanteas), situada a 30km de Três Corações (TC) que não é tão pequena assim (90000 habitantes). Ficamos equidistante de SP-BH 300km, de Betim 250km, de Juiz de Fora 200km e do Rio estamos a 360km e em nossa região temos dezenas de fabricas de auto-peças, incusive a maior fabrica de rodas da América Latina (Mangles) é localizada em Três Corações, temos também diversas universidades (3 Federais e várias particulares) e escolas ténicas. TC esta a 90km de Pouso Alegre (135000 hab) onde esta em construção uma grande fábrica de máquinas pesadas (maior invest. da China no Brasil) XCMG. Só a título de exemplo, algumas fábricas de auto-peças.
Varginha e TC : Coopers Standar, Plascar, Mangles, TRW, Sumidenso, Indústria Mineira de Forjados, Tormep.
Existem ainda em uma raio de 120km, fabrica de amortecedores e estamparia da USIMINAS.
Parabéns pelo comentário Paulo. Sou de Três Corações e também acho que devemos unir forças para mostrarmos o grande potencial de nossa região sul mineira. Fica aqui um belo exemplo para os politicos de nossa região. Chega de rivalidades entre as cidades. Devemos aproveitar as potencialidades e caracteristicas próprias de cada cidade visando o engrandecimento de nossa região.
Seu comentário retrata bem o potencial do sul de minas que ainda não foi descoberto pelos empresários brasileiros.
Parabéns.
Ótima notícia, de fato um salto para o progresso desta maravilhosa cidade. Parabéns ao povo tricordiano e ao executivo local, que tem se empenhado para a construção desta grande fábrica, que será uma grande fonte de desenvolvimento e empregos para a cidade e região.
sera que vem mesmo! pois tres corações e varginha tem se unirem para trazer estas empresas e alavancar economia local, pois vai abir oputinidade para ambas as cidades, os prefeitos de varginha e tres corações devem se unirem, e não medir esforços para trazer estas e outras grandes empresas para o bem das duas cidades.
será muito bom, pois nossa região se firma como um futuro pólo aumobilístico, pois algumas fornecedoras já estão por aqui, ex: mangels , TRW, sumidenso, cooper standart, plascar etc…