A General Motors dos Estados Unidos divulgou uma nota em seu site informando que os veículos que se auto-conduzem podem estar disponíveis até o final da década. O vice-presidente da GM para Pesquisa e Desenvolvimento, Alan Taub, anunciou no Intelligent Transport Systems World Congress, em Orlando (nos Estados Unidos), que a empresa prepara para 2020 um carro totalmente inteligente, a ponto de andar sozinho.
Segundo Taub, “as tecnologias que estamos desenvolvendo poderão assumir parcial ou inteiramente as funções do motorista”. O executivo ainda afirma que em meados da década estejam disponíveis automóveis e que até ao final da década possam ser aplicados os sistemas de auto-condução mais sofisticados.
Entretanto, muitas das tecnologias já presentes nos veículos atuais (leia-se sensores, GPS, radares, câmeras, dispositivos portáteis de condução, etc) estarão disponíveis no “automóvel autônomo”. O próximo passo da empresa será coordenar estes sistemas com mapas digitais e melhorar a comunicação entre os automóveis.
tem um amigo meu que sempre dirige o Celta dele completamente bêbado e diz que o carro já conhece o caminho da casa dele de cor e volta sozinho. Será que a GM instalou esse sistema no carro dele?
Que bacana assim posso dormir no transito sem problemas de colidir com um caminhao.
Sem querer desanimar, mas do jeito que a coisa está, quando um sistema assim chegar ao Brasil, o resto do mundo estará viajando de aeronaves…
@Rodrigo,
2x
verdade! mais não podemos perder o senso de humor.
"GM desenvolve automóvel inteligente para 2020". Agora só falta criar o motorista intelgente, pois do jeito que anda o trânsito no Brasil…
@ Leandro Pi
Acho que mais do que motoristas inteligentes, precisamos é de tolerância 0 para certas atitudes no trânsito, isso sim.
O dia que a Lei for igual para todos no Brasil (isso num sentido amplo), daí sim teremos não só mais segurança e cidadania no trânsito, como também em outras áreas.
@Rodrigo, eu assino embaixo. O meu amigo bêbado do Celta era um personagem fictício, mas se eu conhecesse alguém assim diria que o cara tinha que ser pego o bafômetro mesmo e perder a carta!
Proximo milenio chegara ao Brasil!!!