Esse é o tipo de notícia que deveria dar calafrios. Alianças entre montadoras raramente dão em algo positivo. Quando o anúncio ocorre, tudo é um mar de rosas, anos depois, só resta arrependimento. Mesmo escaldada com parcerias funestas, a GM resolveu embarcar em uma nova aventura do gênero.
A montadora americana, recém recuperada da quase falência, decidiu comprar 7% da PSA, holding que reúne Peugeot e Citroën, por 1 bilhão de euros. Para os franceses é uma oportunidade de ouro para tapar alguns rombos no caixa. Já para a GM seria uma maneira de economizar no desenvolvimento de plataformas e reduzir os custos com fornecedores.
O curioso é que a aliança, como foi chamado o negócio, tem um perfil muito semelhante ao que a GM fechou com a Fiat há mais ou menos uma década. Na época, as duas empresas resolveram unir os departamentos de compra, produção de motores e uso de plataformas. Alguns devem se lembrar o resultado disso : no Brasil, os motores 1.8 nos carros da Fiat e o compartilhamento da plataforma do Corsa III e do Punto na Europa.
A diferença é que tanto Fiat como GM compraram parte das ações uma da outra. Como a Fiat é que estava mal (como ocorre agora com a PSA), a GM tinha direito a mais nacos que o oposto. No fim, uma cláusula infeliz obrigou a GM a vender suas ações por um preço acima da média.
Segundo um release divulgado nesta quarta, as duas empresas projetarão modelos compactos e médios, minivans e crossovers em conjunto, mas operarão separadamente. Também falam de um veículo ecológico feito em conjunto. O primeiro produto dessa sinergia deve chegar às concessionárias em 2016. As duas esperam economizar cerca de 2 bilhões de dólares por ano com o projeto. Agora, a GM passa a ser a segunda maior acionista da PSA, atrás apenas da família Peugeot.
Pessimo negócio…
Para o grupo PSA pode ser um bom negócio.
Com o compartilhamento de componentes, plataformas etc… o grupo PSA ganhará em economia de escala e barateando seus produtos.
Massss… se os desenhistas da GM (sulamericana) forem para a PSA, com as mal fadadas "identidades de marca" alá ágile, pronto… Matam os PSA!!! kakkk
A GM vai adotar a tática da Peugeot de nomear os tons de vermelho metálico com o nome do capeta, VERMELHO LÚCIFER, agora disfarçado de LUC? Imaginem Cobalt Vermelho Cramunhão. Lindo de vez ficaria, não?
GM em Três Corações será um ótima oportunidade para os tricordianos que fazem cursos profissionalizantes, gostaria de saber se tem um site onde podemos enviar nossos curriculos…. ?
muito obrigado pela atenção desde já…