O novo Ford Mustang Shelby GT350R, versão “apimentada” do muscle-car, é o primeiro veículo a sair de fábrica com rodas de fibra de carbono. De acordo com a marca norte-americana, as novas rodas pesam pouco mais de 8 quilos, o que representa praticamente a metade do peso de uma roda equivalente de alumínio, que tem peso em torno de 15 kg. Com isso, o modelo está mais leve em cerca de 27 kg.
As rodas de fibra de carbono do Ford Mustang Shelby GT350R, além de serem muitos mais leves, melhoraram significativamente o desempenho do chassi e a dinâmica de direção. Os testes com protótipos mostraram que as novas rodas melhoram os tempos de reposta da suspensão e também a dinâmica do chassi e a qualidade de rodagem.
Para suportar o calor dos freios, as rodas do Ford Mustang Shelby GT350R receberam revestimentos cerâmicos para aumentar a resistência ao calor extremo, desenvolvido pela Carbon Revolution. Trata-se da mesma tecnologia utilizada pelas empresas aeroespaciais. Há múltiplas formulações de materiais e etapas para formar uma barreira térmica eficiente.
O material cerâmico é liquefeito com uma pistola de arco de plasma e aplicado nos pontos críticos da roda, por dentro e atrás dos raios. O resultado é um revestimento incrivelmente fino e quase tão duro quanto diamante, que protege a resina do calor e permite o seu uso contínuo até pelos motoristas mais agressivos.
As provas incluíram a exposição a ambientes extremamente agressivos de radiação ultravioleta, sais corrosivos e produtos químicos, tornando-se claro que, para atingir a durabilidade exigida pela Ford, a resina teria de ser protegida por um revestimento especial.
As rodas são feitas dentro de um molde, junto com um chip de controle, e infundidas com resina curada de alta temperatura. Esse processo resulta numa peça única e robusta, eliminando a necessidade de união ou cola de raios e componentes do tambor. O processo de cura inclui 61 checagens e o registro de mais de 246 mil pontos da peça.
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“As rodas de fibra de carbono reduziram o peso do GT350R em cerca de 27 kg, são mais rígidas que as de alumínio e têm melhor resposta de direção”, afirma Adam Wirth, supervisor de Chassi da Ford Performance. “Acreditamos que elas são um divisor de águas para a indústria e um grande exemplo de melhoria da performance através da inovação.”
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