Depois da Volkswagen e da Hyundai, agora é a vez da Ford investir no segmento de motores turbo de baixa cilindrada. A montadora anunciou recentemente a chegada do propulsor 1.0 EcoBoost, que vai equipar em breve o hatch New Fiesta, provavelmente na versão topo de linha Titanium a partir de julho.
O novo motor da empresa é dotado de três cilindros, injeção direta de combustívvel, comando de válvulas variável, bomba de óleo variável, correia banhada em óleo, coletor de escape integrado no cabeçote e sistema de arrefecimento dividido, capaz de desenvolver até 125 cavalos de potência (se posicionando como o mais potente da categoria e inclusive com potência superior à de propulsores maiores) e torque de 17,3 kgfm, entre 1.400 e 4.500 rpm.
Segundo o divulgado, a unidade é até 20% mais econômica no consumo de combustível e reduz em até 15% as emissões de CO2. Além disso, no Ford Fiesta, o EcoBoost melhorou o desempenho em até 20 por cento.
De início, o novo propulsor será importado da Romênia e apenas na configuração a gasolina, acoplado ao câmbio automatizado PowerShift de seis marchas e dupla embreagem. Mas a previsão é que em breve a marca deverá nacionalizar o motor.