Apresentada no início deste ano, a nova geração do Ford Fusion está prestes a ganhar as ruas brasileiras. O Ford Fusion, inclusive, já estampa os anúncios da marca no Brasil, como dá para notar na imagem que ilustra esta matéria, onde exibe os mais recentes lançamentos da marca no mercado nacional, o SUV EcoSport e a picape média Ranger, e logo em seguida o novo sedã grande, confirmando em um breve texto a presença dos três modelos no Salão do Automóvel de São Paulo.
Veja também: Ford Edge 2013 chega com poucas mudanças por R$ 127.700
Conforme publicamos anteriormente, o novo Ford Fusion chegará ao mercado já em novembro deste ano, importado do México (assim como a atual geração, prestes a deixar as concessionárias nacionais da Ford). O sedã será equipado com duas opções de motores. A primeira opção a desembarcar no Brasil será a equipada com o novíssimo motor 2.0 litros da linha Ecoboost, que entra no lugar do 3.0 V6 e usa turbo e injeção direta de gasolina, com 240 cv.
A versão de entrada do Ford Fusion trará um motor mais básico, aspirado, movido tanto com etanol como a gasolina. Trata-se do propulsor que já equipa a Ranger nos modelos mais básicos, ou seja, o 2.5 litros. Porém, no Ford Fusion, o conjunto entregará 185 cavalos de potência, ante os 175 cv da picape. Tanto o 2.0 como o 2.5 deverão vir equipados com uma transmissão automática de seis velocidades, já que uma caixa manual seria inviável para a categoria onde o Fusion se posiciona.
Veja tudo sobre o Salão do Automóvel de São Paulo
Além do novo Ford Fusion, a Ford mostrará em seu estande outras novidades, previstas para chegar ao mercado entre o final deste ano e o começo do ano que vem. A primeira atração é a versão com câmbio automatizado da segunda geração do EcoSport. Trata-se do modelo Titanium 2.0, que poderá vir acoplado ao novo câmbio PowerShift de seis marchas e dupla embreagem, já utilizado na terceira versão do Focus. Cogita-se que o modelo com motor 1.6 Sigma, na variante FreeStyle, também receba a nova transmissão.
Outra atração, ainda mais interessante, é o New Fiesta reestilizado, apresentado no Salão de Paris, cuja produção começa no início do ano que vem em São Bernardo do Campo, São Paulo. De início, somente o hatch será nacional. Porém, ainda em 2013, o sedã deixará de vir do México para ganhar a linha de produção são-bernardense. No entanto, apesar de se tornar um modelo brasileiro, o New Fiesta não deverá ser depenado. A Ford anunciou até que o modelo trará novos itens tecnológico, o que inclui, provavelmente, o câmbio PowerShift, opção inexistente na versão atual, enquanto os concorrentes dispõe de uma opção de transmissão sem pedal de embreagem desde seus respectivos lançamentos.
FOCUS NO MÉXICO? Cadê o revisor? O Focus já é vendido no México, importado dos EUA. O Focus para o Brasil, até que se afirme oficialmente o contrário, virá da Argentina.
Caro Eduardo,
Você tem toda razão, o Focus já é vendido no México, vamos acertar.
Obrigado,
Todos excelentes produtos. Apenas que no meu entendimento, o Focus III deverá vir da Argentina e não do México.
Sou suspeito pra falar pois sou fã da Ford, mas se mantiver preços competitivos e ter esmero no pós-venda, é a única das 4 grandes com potencial de fazer frente ao avanço das coreanas.
Tenho a impressão que só faltam produtos competitivos no nicho de baixo (Ka e Fiesta Rocan não tem fôlego) pra Ford ganhar em volume.
Há algum tempo atrás, coisa de 2 anos + ou -, lí uma propaganda da própria FORD na revista 4Rodas onde ela se posicionava como a marca mais vendida no segmento que ela nomeava como Premium, compreendendo carros à partir de 40.000. Na falta de maiores informações acreditei na propaganda e acho que hoje, com o avanço das vendas do FOCUS HATCH neste ano de 2012 tenha se firmado ainda mais neste "segmento". Acho que o KA e FIESTA ROCAN são importantes para a marca fazer VOLUME, mas não creio que isso seja visto como principal estratégia da marca.