A Ford anunciou nesta segunda-feira (20) um novo investimento de R$ 400 milhões, que serão destinados para a construção de sua fábrica de motores nordestina em Camaçari, na Bahia, ao lado das instalações onde a empresa monta o Fiesta RoCam, hatch e sedã, e o atual EcoSport. A cerimônia de inauguração da pedra fundamental da obra contou com a presença de Jaques Wagner, governador da Bahia, além de diversos executivos da Ford.
Segundo o presidente da Ford do Brasil e do Mercosul, Marcos de Oliveira, “a nova fábrica incorpora o que existe de mais avançado em termos de manufatura, qualidade e flexibilidade operacional para produzir uma família de motores inédita no mundo, com ganhos significativos em eficiência e sustentabilidade”.
Este investimento se integrará aos R$ 4,5 bilhões anunciados pela fabricante anteriormente que serão aplicados no Brasil até 2015, para a adequação do portfólio da Ford será global, ou seja, o Brasil terá os mesmos carros vendidos em outros países.
A nova fábrica da Ford, que ocupará um prédio de 24 mil m² com capacidade para produzir 210 mil motores por ano, produzirá um novo propulsor, supostamente um três cilindros da Família Fox, criado na Inglaterra, e que provavelmente utilizará bloco de ferro fornecido pela empresa catarinense Tupy. O projeto do motor deverá ser algo mais simples do que o 1.0 litro Ecoboost, que utiliza bloco de alumínio, turbo e injeção direta de combustível.
Este motor Fox equipará o sucessor do Ka, que será feito na Bahia. Atualmente, o Ka é produzido em São Bernardo do Campo (SP), porém, o “novo Ka baiano” será uma estratégia da Ford para produzir o novo Fiesta, vindo do México, no início de 2012.
será que não tem um raio de algum engenheiro que possa desenvolver um motor com turbo, injeção direta e infelizmente flex?!!!!!!! cade o investimento em pesquisa por motores eficientes, modernos e economicos no Brasil?!!! …..é muito mais facil e altamente lucrativo elevar o IPI em 30% para "proteger" os empregos das vendas "elevadissimas" dos importados em 5%!!!! pqp que país é esse que só nós temos que se ferrar?!!!
Espero que este motor seja economico, coisa que a familia Rocam não é. (Os Sigma 1.6 são muito bons, mas queria ver um 1.0 que prestasse).
Apesar de tudo vejam que, desde que a VW lançou o 1.6 que está no GOLF a Ford já desenvolveu 3 motores 1.6 diferentes, ou seja se a VW tivesse interesse teria disponibilizado algo melhor do que temos.
Isso reflete em todos os segmentos, pois se os lideres se acomodam viram referencia e ninguém melhora.
Os 1.0 da FIAT, da VW e GM são os mesmos a quantos anos mesmo?
Sem essa de VHT VW e novo sei la o quê, pois a base é a mesma, leve ao mecânico que ele dirá.
Penso humildemente que a última grande coisa feita em matéria de motores foi a tecnologia FLEX, que não serve para mais nada hoje, pois o alcool não é vantajoso.
Já tive carro flex e hoje tenho um popular flex, que anda só na gasolina, e uma carro mais confortável, B180 só a gasolina.
… Concluindo,
Parabéns à FORD e que faça algo de novo realmente!
serah q a FORD vai conseguir fazer um motor realmente economico??
Desejo que a Ford,a inventora do automóvel,reinvente um motor realmente eficiente,e que não seja flex,e faça 20 kms/lt.