De janeiro a dezembro do ano passado, assistimos uma disputa entre Fiat Uno e Volkswagen Gol. E neste ano, a história deve se repetir. Mas ao contrário do que ocorreu em 2011, em 2012 o popular italiano deverá ficar a frente do arquirrival da marca alemã. Pelo menos é o que mostra a tabela do acumulado de vendas do primeiro trimestre, onde o Uno assumiu o primeiro lugar no ranking com apenas 496 unidades a mais do Gol, que lidera o mercado brasileiro há 25 anos – a VW, inclusive, criou no mês passado uma edição comemorativa em alusão a essa liderança, que não deverá ser repetida neste ano.
No período, foram 59.169 unidades do Fiat Uno (que tem vendas computadas com o velhote Mille) contra 58.673 exemplares do Gol – com vendas calculadas com as do antigo G4. Em março foi obtido a maior diferença de vendas, com mais de duas mil unidades a favor do Fiat, que fechou o mês com 23.109 unidades emplacadas, ao passo que o Gol terminou com 21.030 exemplares, com uma participação de, respectivamente, 8,1% e 7,4% nas vendas totais de carros e comerciais leves.
Além disso, ainda no segmento de compactos, a Fiat continua levando vantagem. Ao que tudo indica, a montadora acertou ao lançar a nova geração do Palio, que se recuperou e fechou o mês na terceira posição de vendas, na frente do rival Fox – o pioneiro do segmento –, com 13.455 unidades.
Vejo com muito bons olhos a perda de posição do Gol! Mostra que o mercado se mostra suscetível às mudanças… Pena que o carro que desbanca o Gol seja o Uno!
Adoraria ver um Nissan fazer isso, mesmo que Mexicano! Dessa forma, haveria sim uma fogueira no mercado e as montadoras "tradicionais" teriam de se mexer com gosto!!!
rr09, não se emplogue amigo, mesmo que o lixo do gol perca vendas, a vw jamais vai colocar carros modernos á venda no Brasil, pois se carniças feito o gol, golf 4,5, polo morto e kombi vende bem e dá lucro, então pq modernizar?!!
É por isso que desejo muitas mudanças.
É sedan pequeno vendendo mais que Siena e Classic. É pick up pequena vendendo mais que Strada, hatch mais que Gol e Uno etc…
Quanto maior for a variação entre os líderes de vendas mais vantajosas serão as reações dos fabricantes.
Ter um carro a 25 anos no topo, ter uma marca a mais de dez anos no topo não agrega nada ao consumidor. Muito pelo contrário, paralisa os investimentos, pois não mexem em times que estão vencendo. Vide Golf 4,5, Kombi etc…