O motorzinho TwinAir, que tem apenas 985 cm³ de deslocamento e dois cilindros, em breve será aplicado no Punto Evo, como é chamado o Fiat Punto na Europa. A informação é do site Autoblog.it, que aponta o lançamento da nova versão do carro para o último trimestre deste ano. A montadora, claro, ainda não comenta o assunto. Atualmente, o propulsor de baixo consumo é usado apenas no compacto Cinquento produzido na Polônia.
Segundo a publicação italiana, o o Punto Evo TwinAir terá a mesma configuração do 500 com o mesmo motor: 85 cavalos de potência e 14 kgfm de torque. Outro carro que também receberá o novo propulsor é o Alfa Romeo Mito, porém, ajustado para desenvolver 105 cv. Esse novo motor é um dos projetos mais recentes da Fiat Powertrain Technologies (FTP), que a pouco tempo também desenvolveu os motores E.torQ utilizados nos carros da Fiat no Brasil.
Por aqui, ao menos a curto prazo, não veremos esse motor em carros nacionais. Especula-se que o bloco poderá ser aplicado no futuro carro compacto que a Fiat planeja para 2014, que será feito na fábrica de Suape (PE), ainda em obras. O Punto, por outro lado, deve mudar em 2012, recebendo detalhes estéticos semelhantes aos do Punto Evo.
fantástico! É o cúmulo do downsizing
E detalhe, tem quase a mesma cavalaria que o 1.4 fire e mais torque, realmente uma obra-prima em motores automotivos
Daqui há pouco tempo inventam um motor movido a energia nuclear…
Fiat , pelo amor de deus, traz os motores Twin Air e Multi Air pro Brasil
@Eduardo Cl
não adianta, infelizmente, ele seria deixado de lado pelo mercado. Tínhamos há 10 anos um motor vanguardista, o 1.0 turbo do Gol que andava tanto quanto o 2.0, gastava como 1.0 e custava como 1.6.
O que o mercado fez? Preferiu o arcaico AP1600, pq é mais barato pra trocar o óleo! (eufemismo para manutenção mais barata).
Aqui só dá certo mesmo produto velho, pois o povo é retrogrado. O consumidor brasieiro tá ficando mais cabeçudo que um americano caipira que só compra "V-8 truck"