Ninguém pode acusar a Fiat de falta de persistência. A marca italiana sofre ano após ano por não conseguir o mesmo sucesso entre os carros mais sofisticados que tem entre os pequenos. Nesta quarta-feira, 10, a montadora lançou mais uma ofensiva para conquistar esse público mais seleto e que é mais criterioso na hora de escolher seu carro. É o Freemont, o crossover baseado no Dodge Journey que parece que já estava nos planos de Sérgio Marchionne antes mesmo das negociações para a compra da Chrysler terem começado.
Mal a Fiat assumiu a montadora americana e os boatos de uma versão italiana do Journey começaram a circular. Pouco tempo depois lá estava ele: um crossover com poucas modificações estéticas, mas que já tinha motor (2.4) escolhido e interior aproveitado do novo projeto que a Chrysler preparou para o seu modelo.
É este carro que a Fiat traz agora para o Brasil com uma missão ousada: vender tanto quanto a Hyundai emplaca de ix35 por mês, ou seja, até 1.500 unidades. É muita coisa para uma marca que sofre para vender mais que mil Lineas por mês. Mas a marca italiana aposta no preço razoável – R$ 81.900 na versão de entrada Emotion e R$ 86.000 na top Precision.
O release dá até sono de tão grande e cheio de detalhes. Sim, o conteúdo do Freemont é vasto e inclui seis airbags, ABS, ESP e até sistema anti-capotagem. Há farois de leds, ar tri-zona, sistema multimídia, opção de cinco ou sete assentos, muitos porta-objetos e configurações que fazem do modelo uma espécie de minivan com cara de mau. Tudo herança do Journey, claro. Duro é ver a Fiat colocar no texto de divulgação que o ” moderno design do Freemont, fortemente caracterizado, apresenta formas marcantes, com linhas musculosas e ao mesmo tempo sofisticadas”, como se fosse pensado pelos italianos.
O motor 2.4 tem duplo comando variável de válvulas e 172 cv, além de 22,4 kgfm de torque. Com um pouco menos de potência que o V6 2.7 do Journey, o Freemont atinge 190 km/h de máxima, 8 a mais que seu irmão americano, mas é dois segundos mais lento na aceleração de 0 a 100 km/h. Em compensação, o consumo urbano é bem melhor: 9,1 km/l contra 6,6 km/l.
Quebra galho
O Freemont é um dos sonhos de consumo da Fiat, juntamente com uma picape média e um sedã executivo, mas é também um paliativo enquanto as sinergias entre Chrysler e os italianos não gera produtos mais característicos e pessoais. O problema nessa estratégia simplista é que se você busca criar um estilo, uma grife de carros é necessário oferecer um produto com seu expertise de direção e não um veículo com DNA da Chrysler e logo da Fiat. Isso (colocar um logo) qualquer dono de Kadett 1989 ou Escort 1984 (entre outros) faz na periferia ao aplicar as quatro argolas da Audi em seu carro.
[nggallery id=70]
o problema é que Fiat não tem status, é carro para pobre, de acabamento simples e sem sofisticação. A rede de atendimento da marca já é precária para dar manutenção nos Unos e Palios da vida, quem dirá para modelos que custam mais de R$60.000,00. Basta ver o desastre que foi a mesma rede vender modelos da Alfa Romeo, simplesmente acabaram com a marca no país. Não adianta a Fiat insistir porque quem tem dinheiro quer comprar tecnologia, qualidade, status e tratamento, coisa que os modelos da Fiat e sua rede não oferecem.
quem vai sofrer não vai ser a Hyundai, mas sim a coitada da Chrysler que só vende Journey e Grand Cherokee.
O equivalente ao Freemont, Dodge Journey básico, e o IX35 GLS básico custam US$ 22.000,00 nos EUA.
A CAOA vende o IX35 automático por cerca de R$ 93 mil, ou seja R$ 10 mil (cerca de US$ 6 mil) a mais.
No que tange a ter por aqui preços mais justos, isso ainda é uma MIGALHA, mas… quem sabe UM DIA…
Disso tudo o que eu acho estranhissimo é que o carro esta no mercado, com outro emblema, tem mais de dois anos e tratam o "lançamento" como se fosse grande coisa!
Eu compraria se fosse no máximo 70 mil, esse carro é uma cópia ridícula com preço de original, compro a Journey e não passo vergonha, original é original ainda com um seis caneco.
Como já mencionado, a Fiat tem extrema dificuldade em emplacar em segmentos acima dos R$50 mil. Seja por preconceito do consumidor, ou por falhas da própria marca, a Fiat só emplacou algo acima do popular com o Tipo e com o Tempra.
Talvez fosse mais sensato unificar operações com a Chrysler, reforçar isso com manutenção e vendas da Journey em toda a rede Fiat, mas manter os veículos de segmento superior com logo da Dodge/Chrysler. E não colar um logo da Fiat em carros que não tem 1% do DNA da marca (seja isso bom ou ruim).
Qual será a próxima investida? Uma RAM com logo Fiat? Que tal um Chrysler 300C com logo Fiat?
Quero um!!!
Não há como esse trambolho vender mais que o Ix35.A Fiat não tem competência para tanto.
Torço pelo sucesso desse carro, mas é complicado ver um Chrysler adaptado de Fiat. Quem quer um carro desse porte, jamais procura uma concessionaria Fiat para isso. Sei lá… quero ver no que vai dar, pois tem muito trabalho para Fiat pela frente.
@avocat
E ainda nos presenteiam com longos meses de testes camuflados, como se não conhecêssemos o carro de cada esquina.
Bem dito pelo Ricardo, tenho certeza que foi o Ricardo que escreveu este texto, mesmo sem olhar quem assinou, já que não subirei até o texto para não perder o raciocínio, pois seus textos são bem particulares e bons de se ler, assim concordo totalmente com a menção da colocação das argolas da Audi nos Kadetts da vida, que não muda em nada o carro. E com o Freemont como ele mencionou, realmente não muda em nada este fato.
Quanto ao preço acho que está alto, pois o design está cansado e as opções Captiva, ix35 e Sportage na básica compete em preço. Tenho minhas dúvidas se o design e preço não serão empecilho para o interesse pelo sucesso no mercado.
Não sou aficcionado por nenhuma marca e por isso mesmo discordo de todas as opiniões "negativas" sobre o produto em questão!
O Freemont é sim um derivado do Dodge, mas ele tem todo um acerto mecânico que o torna um produto bem distinto de seu "original"!
Sites Europeus que o testaram ressaltaram os bons resultados alcançados em estabilidade e conforto quando comparado à sua matriz Dodge e os seus números de vendas superam as expectativas no "Velho Continente"! Vejam o post de hoje:
http://es.autoblog.com/2011/08/11/freemont-e-ypsi…
Não questiono aspectos como os preços praticados, mas o vejo com bons olhos (puxa… único Fiat que eu compraria hj, não é produzido pela mesma!)…
Carros devem ser tratados como objetos de consumo, como eletronicos… Ao se passar um tempo "X", o descartamos e compramos um mais atual… Esqueçam estes paradigmas de "marca tal", "marca tal"!
Grande RR09, por onde você andava? Seus comentários fizeram falta aqui no Blogauto!
Abs,
Ricardo Meier
Retificando a pergunta: sete lugares, fico com a FREEMONT, com a GRAND C4 PICASSO ou com o “antigo” JOURNEY?
PERGUNTO: sete lugares, fico com a FREEMONT ou com a GRAND C4 PICASSO?
Caro rr09, seu comentario é bastante coerente, assim como os textos dos comentadores do site europeu "es.autoblog" linkado por você, cujos textos não contém grosserias, ao contrario de alguns leitores desse nosso conceituado Blogauto.
nem se compara nem as rodas com o ix-35, pra nao falar o resto!!!
O pessoal critica a Fiat, mas algumas coisas devem ser observadas:
– Entre ser vendido como Journey com o logo da Chrysler ou ser vendido como Freemont com o logo Fiat, creio que como Fiat venderá mais.
– O carro não tem visual moderno, mas não esqueçamos que ele foi lançado em 2007 e é um projeto americano (americano não sabe desenhar carros, exceto muscle cars).
– O carro é altamente equipado pelo preço cobrado, frente a seus concorrentes. Possui ESP, controle de tração, ABS com EBD, 6 airbags, ar condicionado digital com até 3 zonas, fixação Isofix, amplas regulagens dos bancos (para transporte de carga similar ao Fit da Honda), ERM (atenuação eletrônica de inclinação da carroceria), TSC (controle de estabilidade do reboque ou trailer)…
– O acabamento é melhor do que muito concorrente, e quem diz que o acabamento dos Fiats são fracos é porque conhecem apenas os populares e os compactos premium, o acabamento do Bravo, por exemplo é o melhor da categoria, na minha opinião.
Os únicos pecados desse carro são:
– O motor (fruto de associação da Hyundai com a Mitsubishi), não pelo projeto em si, mas pelo peso de 1.800 kg do carro.
– O câmbio de apena 4 marchas.
Esse carro poderá fazer sucesso, inclusive poderá até liderar a categoria tudo dependerá da forma de atuar da Fiat.
Obrigado Ricardo Meier e Daniel SR!!!
Acompanho sempre as publicações do Blog Auto, mesmo que não o comente! É o único do Brasil que faço questão de ler, "todos os dias"!
Quanto às publicações "respeitosas"… Acredito que ter opiniões diferentes, não faz de nós "inimigos" nem donos da razão… Quem tem inteligência não discute, fica atento ao que é falado, racionaliza e aprende!
Um abraço à todos!
Pessoal,
Quero comprar carro de sete lugares de até 100 mil reais com câmbio automático e segurança para encarar estrada com as crianças.
Como segurança é item importante para mim, descartei a Livina e a J6, que têm apenas dois air-bags.
Descarto a Zafira Elite pelo motivo de estar defasada e o modelo durar, no máximo, mais dois anos.
Restaram, então, a “antiga” Journey, a Grand C4 Picasso, a Carens e a Freemont.
A Picasso me impressiona pelos acessórios, mas fico com um pé atrás diante das reclamações dos clientes citroen.
Gostei da Journey, mas me preocupa sua manutenção.
Estou entre a Freemont e a Carens.
Embora a Freemont tenha a mesma base da Journey, sua manutenção será bem melhor, visto a grande rede Fiat e o fato deles disponibilizarem veículo reserva sem carência de tempo caso o carro necessite permanecer na concessionária (vejam no site http://www.fiat.com.br/mundo-fiat/novidades/6338/….
Também gostei da aparência do Freemont, mas o que me desanima é o suposto desempenho que ele terá na estrada. E aí, surge com força a opção do Carens. Parece que no 0-100 km/h o coreano consegue ser 25% mais rápido!
O que acham?
Olhe com carinho para a C4! Questione sobre as manutenções… Seriam tabeladas? Além do fato de que se as fizer, dificilmente terás problemas!
Eu compraria, hoje, um francês sem medo! São ótimos produtos sim, principalmente os de "cima da tabela"!!!
Quanto ao Journey, posso até estar bem enganado, mas o considero carta fora do baralho no Brasil! Com a chegada da Freemont, ele deve ser canibalizado!
Quanto à Kia, não tenho uma idéia estabelecida dela! A desconheço! Os seus números de emplacamentos são pequenos e assim sendo, deverá ter uma procura menor por ela quando for se desfazer e por consequencia…
Quanto ao Journey, posso até estar bem enganado, mas o considero carta fora do baralho no Brasil! Com a chegada da Freemont, ele deve ser canibalizado!
Quanto à Kia, não tenho uma idéia estabelecida dela! A desconheço! Os seus números de emplacamentos são pequenos e assim sendo, deverá ter uma procura menor por ela quando for se desfazer e terá como consequencia…
Eu compraria e acho que esse povo que fala que Fiat acima de 50 mil não emplaca ou o carinha pedeboi que fala que Fiat é pra pobre, deveriam ir a uma concessionaria fazer teste drive antes de falar. Tenho Linea e amo o carro. É superior em tudo ao Vectrastra da minha irmã. Agora o Freemont é lindo, bem equipado e é Fiat. Pra mim, isso é o que importa. Acho que muita gente pensa como eu! 😉
Design ultrapassado para brigar com qualquer dos concorrentes diretos…
Alex; concordo que muita gente pensa como vc, mas o LINEA não emplacou.
ALEXANDRE, pega um Mitsubishy 7 lugares
Achei que seria uma furada, entre no carro e me apaixonei pelo conforto oferecido, nível de acabamento e luxo, bom pensei o motor não é 6 canecos, vai faltar…que nada andei cidade, estrada e não deve nada a ninguem, nem mesmo para o Journey que fomos para a agencia…sim fomos em um para comparar!!! Quero deixar claro que depois de muitos anos fora da FIAT, volto a me interessar pela marca, hoje possuo um new civic e muito provavelmente comprarei uma freemont…parabéns a Fiat!
estive olhando este carro pessoalmente na fiat, e posso garantir que o acabamento ficou de primeira, fiz ate um teste drive e nao perde nada para seus concorrentes a nao ser o cambio que na minha opinião deveria ser no mínimo 5 marchas, o preço esta bem competitivo eles estão pedindo na concessionária 84 mil na versão topo de linha, achei o preço atraente perto dos concorrentes pois ele nao oferecem nada e a versão básica por exemplo do ix 35 parte disso pra cima, vamos ver se a Fiat vai dar treinamento para suas concessionárias equipes mecânicas, tomara que vendam bem todos merecem uma segunda chance.
Não sei qual o problema dessas pessoas que se acham os bambambans de carro. Parecem até O pessoal da Globo quando transmitem o futebol, só eles entendem tudo e os torcedores são todos burros e cegos.
Meu primeiro carro(há muitos anos) foi um Corcel II, e era o máximo, nem tinhamos carros importados por aqui. A questão é se você gosta ou não do carro que escolheu. Se atende a você e sua família é o máximo. Temos de parar de agir como se fossemos superior a alguma coisa. Façam como alguns aí acima já escreveu: Um teste drive – ou veja o carro de perto. Se é cópia ou não, não interessa. Lembrem-se da máxima que devem ter aprendio na escola, – "Nada se cria tudo se copia"
Eu tenho receio por que esse carro não é Fiat – é Dodge. Como fica a manutenção e atendimento técnico? Nesse quesito, nunca fui muito satisfeito com a Fiat – ainda ficaria com a Journey, que na verdade é o mesmo modelo e com motor melhor.
@Alexandre, a Carens é uma excelente opção – quanto a marca, acho que pode ficar tranquilo, pois se fosse o Sportage ou o Soul você não ficaria em dúvida, certo?
Eu gosto muito da C4 – tem um desenho esportivo, considero o modelo mais belo da categoria, e tem sofisticações como o teto panorâmico, que é fenomenal em viagens, ainda mais com a família. Mas o que me incomoda é a manutenção no Brasil – chego a ter medo de Citroen importado.
Sebastião.
Posso não ter entendido direto o que você quis se expressar mais este campo é para todos os tipos de opiniões, seja ela a melhor ou pior opinião do mundo. Cada opinião é particular de cada internauta do ponto de vista de cada um. Se você nao gosta do Galvão assista futebol na Band, se nao gosta do que os amigos do blog escrevem não lê! Não sou bambam dos carros e muito menos um Ayrton Senna ou especialista qualquer, sou simplesmente um internauta que ama carros e coloco todas minhas opines que podem ser útil para outro usuários cabeças! Do meu ponto de vista!!!!!
Obrigado
"pedeboi" no minimo a Fiat da tua Cidade não evoluiu, o Freemont é sucesso de vendas… antes de todos criticarem entrem em uma Freemont e comparem com IX35, Captiva, Tucson, CRV… O SUV da Fiat é um espetaculo, com muitos itens de série que não se encontra mem como opcionais nas outras marcas…
Pena que alardearam tanto o lançamento da Freemont e estamos no final do ano e não existe o produto no mercado, e pasmem, nas concessionárias o prazo para entrega só em março, parece piada…lamentável.
vai vcs nao sabem oque falam a fiat freemont esta com tantos pedidos que nem faz propaganda na televisao.
quando c super confortavel e economicoomeçar ver vcs vao ficar loucos pelo carro fui ve fiz o test drive é uma puta nave.
olha que eu tenho um corola 2011.
ja tive outros fiat nao tem o que reclamar
quem estiver em duvida de comprar um freemont,sugiro que pensem bem. Nao sei se fui premiada msmo ou o carro nao é tdo que pensei. Ta quase fazendo 1 mes que comprei, mas apenas andei no carro durante 10 dias. O restante+- 15 dias, o carro ta na concessionaria esperando chegar a peça para ser trocada, fui informada que uma das peças necessarias tem previsao pra chegar so dia 2/12/11, mas tem mais reparo a fazer e esse nem tem previsao…….Pensem bem antes de comprar vai que tem mais um premiado como eu…..
Sou uma apaixonada por carros e sempre pensei na minha cabeça que jamais compraria um FIAT. Determinado dia vi a propaganda do Freemont e me interessei. Pesquisei na internet, fiz test-drive e confesso comprei um. O carro e excelente. Acabamento interno fantástico, rendimento bom na cidade e na estrada, seguro e estável. Comprei e recomendo.
Tenho uma captiva 2010 q é maravilhosa e possui excelente desempenho,mas deixa a desejar na mala e acabamentos. Cliente há mais de 20 anos da chevrolet, posso afirmar que o acabamento do freemont é visivelmente melhor, por isso este ano estarei trocando a captiva pelo freemont, será meu presente de Papai Noel. Gente vamos acreditar op carro é lindo e possui fino acabamento e tecnologia.
Eu e meu esposo estamos pesquisando varias opçoes de SUV fomos ver, conhecer mas o que tem de melhor realmente e a freemont, meu marido vai comprar uma e se deus quiser mais na frente compraremos outro o carro eh soh o ouro….
Eu comprei uma freemont precison complata com banco em couro e teto solar ainda nao chegou mas dentro de 10 dias to recebendo ja foi faturado estou muito otimisto tinha feito o teste drive gostei muito quero ver adiante como ela vai ser se for boa vou voltar aqui dizer pra vcs todo como ela é, o que mais ate agora ta demorando é a a entrega fiz o pedido dia 28/10/2011 e somente agora foi faturado saindo do porto.
um abraço pra todos……
ola pessoal recebi a minha freemont ontem nao tenho palavras em disser o que essa maquina vem o conforto e impresionante gostei comprei uma precission complata com banco de couro e teto solar.
ola pessoal recebi a minha freemont ontem nao tenho palavras em disser o que essa maquina vem o conforto e impresionante gostei comprei uma precission completa com banco de couro e teto solar.