A Fiat Chrysler Automobiles (FCA) inaugurou no dia 28 de abril o novo Polo Automotivo Jeep, em Goiana, Pernambuco. A nova unidade fabril já é responsável pela produção do crossover compacto Renegade, confira avaliação, e se posiciona como o primeiro grande investimento do grupo, além de ser a fábrica mais moderna da empresa no mundo.
Fruto de investimentos de mais de R$ 7 bilhões (dos quais R$ 3 bilhões na fábrica Jeep, R$ 2 bilhões no Parque de Fornecedores e o restante destinado a desenvolvimento de produtos e outros investimentos), a planta conta com área construída de 260 mil metros quadrados e tem capacidade para produzir 250 mil veículos por ano.
Até o final do ano, o empreendimento deve empregar mais de 9 mil pessoas, sendo 3,3 mil na unidade fabril Jeep, 4,9 mil no Parque de Fornecedores (que conta com complexo de 12 edifícios em uma área de 270 mil metros quadrados) e 850 em serviços gerais. Destes, 82% são nordestinos e 78% pernambucanos.
O Polo Automotivo Jeep estreia com 16 fornecedores responsáveis por 17 linhas de produtos. O destaque da fábrica fica pelas duas linhas de prensas Komatsu, que são mais velozes, com capacidade para 18 estampos por minuto. A funilaria conta com uma estação com 18 robôs, capaz de aplicar 100 pontos de solda em 60 segundos, congelando a geometria da carroceria em uma única etapa.
Na parte da pintura, há um processo que dispensa a camada de primer, denominado primerless. O processo assegura a qualidade final do veículo e a durabilidade da pintura, mas resulta em menor consumo de energia e em menos emissões na atmosfera.
Veja também: 10 carros mais caros em 2014 nos leilões
Na montagem destaca-se a concepção da linha a partir da melhor ergonomia, que poupa os trabalhadores de esforços físicos e de movimentos desconfortáveis. Há como destaque a acoplagem do powertrain com o carro: o conjunto vem por uma linha no nível do piso e a carroceria vem por linha aérea. Em determinado ponto, os dois conjuntos são conectados automaticamente.
Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook e no Google+.
Estou decepcionado com FIAT, que fez seu nome através de sua fábrica em Minas Gerais. Pergunto, porque não levar a Crysler para Minas????. Agora a Jeep (ou seja FIAT) patrocina o tinha mais marginal ( Flamengo) do Brasil. Nunca mais compro qualquer tipo de FIAT. Fechem sua fábrica em Pernambuco e reabra em Minas e você terão o sucesso, como a FIAT teve. Se isso não acontecer adeus 13 anos de liderança.
Sim, eles vão mover os 26 hectares de fábrica construída de helicóptero.
se ela abrio aqui e porque e mais viavel seu burro